Publicado em 18 jun 2024

As configurações de um cabeamento estruturado de redes ópticas passivas

Redação

Uma rede óptica passiva é formada por distribuidor óptico (DO); rede de distribuição óptica (ODN), incluindo os splitters; ponto de consolidação óptico opcional (CPO); e ponto de terminação óptica (PTO). É caracterizada por uma estrutura composta por um distribuidor óptico (DO), localizado em um espaço de telecomunicações que contém distribuidor, conforme especificado na NBR 16415, um terminal de linha óptica (OLT) conectado ao DO, cuja distribuição é feita para vários terminais de rede óptica (ONT) ou unidades de rede óptica (ONU), conectados por sua vez aos pontos de terminação óptica (PTO), por meio de uma rede de distribuição passiva óptica (ODN). Há recomendações normativas para a infraestrutura de redes ópticas passivas (PON) usando fibras ópticas monomodo. Pode-se dizer que uma rede PON é uma infraestrutura de rede óptica ponto-multiponto que é completamente passiva e é representada por uma topologia de árvore ponto-multiponto a partir de um único tronco de fibras ópticas com splitters, e, possivelmente, outros componentes ópticos. As especificações incluem as topologias de distribuição e implementação das redes ópticas passivas em ambientes de redes LAN e CAN; as configurações de enlaces ópticos ponto-multiponto; e os modelos de ensaios. As redes PON são comumente utilizadas em redes de acesso, contudo, as configurações e os modelos de ensaio são aplicados a redes locais passivas ópticas (PO-LAN).

Da Redação – 

Para a medição de atenuação da ODN, o desempenho da fonte de luz é definido na saída do cordão de ensaio. Isso é obtido pela transmissão de luz de uma fonte adequada, como um laser por esse cordão. A fonte utilizada deve ser estável em posição, comprimento de onda e potência durante a duração de todo o procedimento de medição. Recomenda-se que a estabilidade de potência da fonte seja de ± 0,05 dB a fim de minimizar a incerteza na medição.

Os comprimentos de onda utilizados para a medição de atenuação de enlaces ópticos devem estar em conformidade com os comprimentos de onda nos quais os sistemas ópticos operam, com base nas especificações do padrão de rede PON a ser implementado. As fontes de luz utilizadas para os ensaios devem estar em conformidade com esses padrões.

A fibra óptica de lançamento é utilizada em ensaios com o reflectômetro óptico no domínio do tempo (OTDR) e deve ser do mesmo tipo da fibra óptica do cabeamento a ser ensaiado. Este elemento pode ser utilizado em uma ou ambas as extremidades da ODN. Em um ensaio de instalação, a fibra óptica de lançamento deve estar presente em ambas as...

Artigo atualizado em 18/06/2024 02:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica