Os perigos físicos à saúde humana e ao meio ambiente de um produto químico
Redação
Os produtos químicos são benéficos, mas também podem apresentar efeitos adversos para os seres humanos ou para o meio ambiente, se estes não forem utilizados de maneira responsável. Um passo essencial para o uso seguro de produtos químicos é a identificação dos perigos específicos e também a organização dessas informações, de modo que possam ser transmitidas aos usuários de forma clara e de fácil compreensão. Por consequência, as medidas de segurança podem ser tomadas para minimizar ou gerenciar riscos potenciais em circunstâncias onde possa ocorrer uma exposição. O globally harmonized system of classification and labelling of chemicals (GHS) objetiva objetivo de aumentar a proteção da saúde humana e do meio ambiente, fornecendo um sistema internacionalmente abrangente para a comunicação de perigos, como também facilitar o comércio internacional de produtos químicos cujos perigos tenham sido apropriadamente identificados e avaliados em uma base internacional. Já o safety data sheets (SDS) ou a ficha com dados de segurança (FDS) é um documento de cunho multidisciplinar, por apresentar informações relacionadas a diversos aspectos, como meio ambiente, saúde humana, aspectos físicos e químicos, primeiros socorros, transporte, etc. Há requisitos normativos obrigatórios, recentemente publicados, sobre os termos adotados na classificação dos perigos, na rotulagem e na FDS; os propósitos, a abrangência e a aplicação do GHS; critérios para a classificação dos perigos físicos, à saúde humana e ao meio ambiente de um produto químico; as informações relacionadas ao produto químico, sobre segurança, saúde e meio ambiente a serem incluídas nos rótulos; as informações sobre como preparar uma FDS; e as informações referentes à confidencialidade, à compreensibilidade das informações e à conscientização, à capacitação e ao treinamento no âmbito do GHS.
Da Redação –
O objetivo do GHS é identificar os perigos intrínsecos das substâncias e misturas, e comunicar essas informações. Os critérios para sua classificação foram harmonizados. As indicações de perigo, os símbolos e as palavras de advertência foram normalizados e harmonizados, e agora constituem um sistema integrado de comunicação de perigos. O GHS permite a convergência dos elementos de comunicação de perigos dos sistemas existentes.
Enquanto que, para o transporte, atualmente são exigidos requisitos específicos para o setor, os recipientes que contenham produtos perigosos são marcados com rótulos de risco que proporcionem informação acerca da toxicidade aguda, os perigos físicos e os perigos para o meio ambiente. Como ocorre com os demais trabalhadores de outros setores, os do setor de transporte devem receber capacitação. Não é esperado que os elementos de comunicação de perigo do GHS sejam adotados pelo setor de transporte.
No local de trabalho, é esperado que todos os elementos do GHS sejam adotados, incluindo os rótulos e as FDS. O sistema deve ser complementado com informações para os trabalhadores, a...