Publicado em 31 out 2023

Os perigos de segurança na produção de embalagem para alimentos

Redação

A embalagem de alimentos é definida como um sistema coordenado de preparação de alimentos para transporte, distribuição, armazenamento, varejo e uso final para satisfazer o consumidor final com custo ideal. As embalagens de alimentos são uma parte essencial da sociedade moderna, pois os alimentos processados comercialmente não poderiam ser manuseados e distribuídos de forma segura e eficiente sem a embalagem. Estima-se que mais de 25% dos alimentos são desperdiçados devido a embalagens inadequadas. Assim, fica claro que uma embalagem ideal pode reduzir a grande quantidade de desperdício de alimentos. Além disso, a atual procura dos consumidores por produtos alimentares convenientes e de alta qualidade aumentou o impacto das embalagens para os alimentos. Há requisitos normativos para estabelecer, implementar e manter os programas de pré-requisitos (PPR) para auxiliar no controle dos perigos de segurança de alimentos relacionados à produção de embalagem para alimentos. Eles são aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tamanho ou complexidade. É necessário que cada organização conduza e documente a análise dos perigos à segurança de alimentos, que inclua cada requisito. Quando forem efetuadas exclusões ou medidas alternativas forem implementadas, estas precisam estar justificadas pela análise de perigos à segurança de alimentos.

Da Redação – 

A embalagem para alimentos é para qualquer produto a ser utilizado para conter, proteger, manusear, entregar, armazenar, transportar e expor alimentos e as embalagens para alimentos podem ter contato direto ou indireto com o alimento. As superfícies ou materiais de contato direto com alimentos estão em contato ou estarão em contato direto com o alimento durante o uso normal da embalagem (ou seja, tocam fisicamente o alimento ou estão em contato com o headspace).

As superfícies ou materiais de contato indireto com alimentos não estão em contato direto com o alimento durante o uso normal da embalagem, mas há a possibilidade de que substâncias possam ser transferidas para o alimento. A classificação da embalagem para alimentos como contato direto ou indireto com o alimento deve ser parte da análise de perigos. O perigo relacionado à embalagem para alimentos pode ser um agente biológico, químico ou físico presente em embalagens para alimentos, ou condição de utilização, com o potencial para causar um efeito no alimento que leve a efeitos adversos para a saúde

Dessa forma, o material retrabalhado deve ser ...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica