A roteirização e o planejamento evidenciam a competividade na gestão logística
Redação
A otimização das entregas na logística é um campo em constante evolução que utiliza várias tecnologias para melhorar sua eficiência e a precisão. Os algoritmos avançados são usados para calcular as rotas mais eficientes para os motoristas, minimizando distâncias e tempo de viagem, considerando fatores como tráfego em tempo real, restrições de peso e tamanho, horários de entrega e preferências do cliente. Vale destacar que as ferramentas e soluções devem ser flexíveis o suficiente para contemplar todas as necessidades do negócio, e assim, permitir a simulação em diversos cenários em tempo real antes que a roteirização seja finalizada, até porque o dia ocorre normalmente enquanto a logística é planejada.
Erick Martins –
Cada vez mais, o mercado de logística exige agilidade a custos mais justos, sobretudo por conta da alta expectativa dos clientes, que torna o cenário atual ainda mais competitivo. Tudo isso, somado ao crescimento do e-commerce depois da pandemia e aos grandes players que atuam no segmento, torna o contexto para os operadores logísticos ainda mais acirrado.
Para chegarmos a resultados que satisfaçam a demanda dos consumidores de hoje, alguns pilares são fundamentais. Entre eles, a eficiência da cadeia de suprimentos, as tecnologias embarcadas e capazes de viabilizar entregas a custos mais baixos e as tendências de mercado com relação ao meio ambiente, entre outros.
Observamos a necessidade de uma boa roteirização e de um planejamento acurado em diversos casos de sucesso, como o de uma empresa que atendemos, do ramo de bebidas. Fizemos uma análise em conjunto, na qual utilizamos um sistema de roteirização para cerca de 2.500 pedidos/diários e em apenas um centro de distribuição.
Antes, eles conseguiam fazer esta entrega com 52 veículos. Pegamos os mesmos clientes, os mesmos endereços, a mesma c...