Publicado em 08 set 2020

Saiba como funciona a cabotagem

Redação

Conheça uma visão muito didática de como funciona a cabotagem, o transporte de cargas pelo mar na costa brasileira, sua previsibilidade e outros benefícios, bem como o seu crescimento nos últimos anos - o volume total transportado via esse modal triplicou em dez anos.

Mauricio Alvarenga – 

As operações logísticas são cruciais para manter a cadeia de abastecimento. Encontrar formas de minimizar os riscos e obter melhores resultados para a empresa, bem como garantir que os produtos cheguem intactos a todas as regiões do país é um grande desafio. E quando falamos de transporte o primeiro modal que vem à cabeça da maioria das pessoas é o rodoviário.

No entanto, a cabotagem, por seus benefícios, é algo que merece ser olhado com bastante atenção quando falamos de planejamento logístico. Afinal, o Brasil possui mais de 8.500.000 quilômetros de costa navegável, o que por si só já é um facilitador. Talvez o conceito não seja mais tão novidade para quem está à frente das operações logísticas. Em linhas gerais é o transporte de cargas por mar, na costa brasileira. Porém, se questionarmos grande parte dessas pessoas sobre como funciona um serviço de cabotagem, talvez muitas não saibam exatamente como responder.

Antes de tudo, é preciso ressaltar que os tipos de navios e a forma como cada segmento pode operar na cabotagem são bem diversificados. Existem os navios graneleiros; os dedicados ao transporte de carga solta e de grandes dimensões, conhecidos como break bulks; aqueles que exclusivamente fazem o transporte de granéis líquidos, como petróleo, por exemplo; navios específicos para transportar veículos, entre outros.

A minha ideia é explorar sobre as operações dos navios porta-contêineres utilizad...

Artigo atualizado em 08/09/2020 02:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica