Publicado em 08 set 2020

Os riscos dos rolos compactadores

Redação

O rolo compactador é uma máquina de grande porte e ela aumenta a densidade de materiais com um cilindro liso ou de patas que compactam camadas finas e compostos de solos ou asfalto, em quatro processos: compressão estática, impacto, vibração e manipulação ou amassamento. Garante o aumento da resistência ao cisalhamento, mais capacidade de suporte e uma superfície estável. Apenas profissionais treinados ou experientes estão autorizados a operar, e sem passageiros. Capacete, calçados de segurança, protetores auditivos, vestimenta com tira refletiva, luvas e se necessário, óculos e máscara, fazem parte da proteção individual. A etapa de compactação de solos e asfaltos costuma ser uma das fases mais importantes no processo de construção de rodovias. Uma falha na hora de compactar o subleito de uma rua pode comprometer todas as camadas acima. O que acontece é que muitas construtoras não dão a importância e nível de preocupação corretos para esse detalhe, e acabam comprometendo totalmente a qualidade final da pavimentação. Para que isso não aconteça, é ideal conhecer os tipos de rolos compactadores que se está usando. Também conhecidos como rolos compressores, são equipamentos destinados à etapa de compactação de algum tipo de material, normalmente de uma rua ou rodovia que acabou de ser asfaltada. Em terraplenagem, a ideia é compactar a terra para preencher vazios no solo, aumentando a capacidade de suporte do mesmo. Em compactação asfáltica, o equipamento compacta os outros materiais como brita ou asfalto para garantir principalmente a durabilidade desse asfalto. Além disso, também sela a superfície para que a água não penetre em sua estrutura. Cada tipo de rolo compactador é destinado para uma função específica. Escolher corretamente cada modelo reflete grandemente no resultado final do trabalho. Por tudo isso, deve-se conhecer os requisitos de segurança específicos para rolos-compactadores.

Da Redação – 

O rolo compactador ou compactador de solo é uma máquina pesada utilizada para compactar, diminuir e comprimir os mais variados tipos de terreno ou resíduos em serviços de terraplanagem e compactação asfáltica. É uma máquina que pode ser de pequeno, médio e grande porte e se desloca por meio de propulsão própria (autopropelidas) ou rebocada por um trator. Seu objetivo é comprimir a superfície dos terrenos, a fim de torná-las homogêneas para a construção de portos, edifícios, represas, aeroportos, barragens, aterros sanitários, manutenção de estradas, operação tapa-buracos, etc.

Os rolos compactadores aceleram e dinamizam o dia a dia no setor da construção civil, porque substituem os gastos com inúmeros equipamentos e poupam o trabalho de muitos operários. Antes de iniciar as obras em um terreno, é normal que os construtores invistam em melhorar os aspectos deste através de procedimentos mecânicos ou manuais – a compactação de solos é um desses processos.

A compactação consiste em reduzir os vazios e a heterogeneidade entre os solos que formam determinado terreno por meio de pressão, vibração ou impacto. O uso de um compactador de solo serve para diminuir a umidade do solo e tornar a terra mais compacta, impermeável, resistente à erosão e ao cisalhamento. Assim, com a compactação do solo, a terra fica menos fofa e mais estável para a construção e o peso específico aparente do solo é aumentado.

Além da compactação...

Artigo atualizado em 08/09/2020 02:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica