A Qualidade dos dispositivos de sinalização sonora para uso doméstico
Redação
O sinalizador sonoro dispositivo eletromecânico ou eletrônico que emite um som audível quando ativado, sendo que o acionamento pode ser manual ou automático, e a transmissão ou a ativação do sinal podem ser realizadas por meio de condutores ou por ondas de rádio ou qualquer outro meio de transmissão. Ele deve ser projetado e construído de maneira que, em utilização normal, seu funcionamento seja seguro e não ofereça perigo ao usuário ou ao ambiente. A conformidade é verificada pela realização de todos os ensaios especificados e pelo atendimento a todos os requisitos especificados. Há requisitos normativos obrigatórios para os sinalizadores sonoros com um invólucro completo e aos sinalizadores sonoros previstos para serem instalados em ou fornecidos com um invólucro, de acordo com a IEC 60670, para uso doméstico e análogo, com tensões nominais não superiores a 250 V em corrente alternada ou em corrente contínua e com uma potência nominal não superior a 100 VA. Nesses sinalizadores sonoros é também possível incorporar um indicador luminoso de potência nominal não superior a 10 VA.
Da Redação –
Esses dispositivos devem ser projetados e construídos de maneira tal que possuam uma proteção apropriada contra choques elétricos quando montados e instalados conforme as instruções do fabricante. Este requisito é aplicado após a retirada de todas as partes que podem ser retiradas sem o auxílio de uma ferramenta.
As propriedades isolantes dos vernizes, da laca, do papel ordinário, do algodão, da película de óxido sobre as partes metálicas, das bolhas isolantes e do material de enchimento que amolece com o calor não devem ser consideradas eficazes como proteção exigida contra os contatos com as partes sob tensão. A conformidade é verificada por inspeção e pelo ensaio seguinte (se aplicável): a amostra é ensaiada, seja montada, seja instalada, conforme as instruções do fabricante.
O dedo de prova normalizado é aplicado, sem força apreciável, em todas as direções possíveis. As aberturas que não permitem a penetração do dedo de prova normalizado são também ensaiadas por meio de um dedo de prova rígido de iguais dimensões, que é aplicado com uma força de 20 N.
Se esse dedo penetrar, o ensaio com o de...