A conformidade dos cordões torcidos flexíveis para iluminação e aparelhos
Redação
Recomendados para instalações internas e ligações de pequenos aparelhos eletrodomésticos, de iluminação, aparelhos portáteis e extensões elétricas, há requisitos normativos exigíveis para os cordões torcidos flexíveis com isolação de policloreto de vinila (PVC), sem cobertura, para tensões de até 300 V, utilizados em serviços leves para ligações de aparelhos de iluminação e outros aparelhos elétricos móveis. Externamente aos carretéis, devem ser marcadas, nas duas faces laterais, diretamente sobre o disco ou por meio de etiquetas, em lugar visível, com caracteres legíveis e indeléveis, no mínimo as seguintes informações: nome e identificação do fabricante e país de origem; tensão de isolamento, 300 V ou 300/300 V; seção nominal do condutor, expressa em milímetros quadrados (mm²); composição do produto: cobre, PVC/D; número da norma; comprimento efetivo de cada unidade de expedição, expresso em metros (m); massa bruta aproximada, expressa em quilogramas (kg); identificação para fins de rastreabilidade ; seta no sentido de rotação para desenrolar, com o texto desenrole neste sentido.
Da Redação –
Esses produtos possuem algumas recomendações, como os ensaios especiais e de tipo para casos nos quais os ensaios especiais e de tipo que já foram realizados, mas são solicitados para um determinado fornecimento, sendo recomendado que seja emitido um documento no qual conste que o cabo atende aos requisitos normativos. Quando os ensaios especiais e de tipos forem previamente realizados para uma determinada tensão de isolamento, recomenda-se que seja emitido um documento que seja válido para as demais tensões de isolamento, desde que o fabricante garanta que foram empregados a mesma construção, processo ou materiais.
Quando os ensaios de controle forem solicitados, recomenda-se que o fabricante defina qual será o critério a ser adotado, tomando como base os ensaios especiais e de tipos disponíveis na norma. Se o fornecedor dispuser de um sistema de gestão da qualidade implementado e certificado, os ensaios de controle podem substituir os ensaios de recebimento.
O fabricante pode recompor um novo lote, após terem sido eliminadas as unidades de expedição defeituosas. O período de garantia para o produto ...