Publicado em 26 mar 2024

A gestão da qualidade do produto de software

Redação

A tecnologia utilizada para avaliação do processo de qualidade de um software inclui as técnicas, os processos, as ferramentas, as medidas e as informações técnicas relevantes utilizadas para a avaliação. Incluem-se as medidas de qualidade interna, externa ou de qualidade em uso ou os processos de avaliação específicos projetados para desenvolvedores, adquirentes ou avaliadores independentes. Os requisitos normativos devem fornecer os detalhes sobre os requisitos de planejamento e gestão associados aos requisitos e avaliação da qualidade de produto de software. Ainda que eles digam respeito, principalmente, aos requisitos e à qualidade de produto, os correspondentes requisitos de processo e atividades de avaliação são também discutidos, conforme a necessidade. Dessa forma, as recomendações envolvem como uma organização responsável por implementar e gerenciar a especificação dos requisitos de qualidade do produto de software e pelas atividades de avaliação da qualidade de software provendo tecnologia, ferramentas, experiências e habilidades de gestão. A função do grupo de avaliação inclui motivar as pessoas e treiná-las para as atividades de especificação dos requisitos e as de avaliação, preparar os documentos apropriados, identificar ou desenvolver os métodos necessários e responder questões relacionadas às tecnologias que sejam relevantes. A gestão de tecnologia diz respeito ao planejamento e à gestão de um processo de especificação dos requisitos e avaliação de qualidade de software, das medidas e ferramentas. Isto inclui a gestão do desenvolvimento, aquisição, normalização, controle, transferência e feedback das experiências relacionadas às tecnologias de especificação dos requisitos e de avaliação dentro da organização. Isso é indicado para os responsáveis por gerenciar as tecnologias utilizadas para especificação dos requisitos e execução de avaliação, por especificar os requisitos de qualidade de produto de software, por apoiar a avaliação da qualidade de produto de software, e por gerenciar as organizações de desenvolvimento de software, bem como aqueles que desempenham função de garantia de qualidade. É também aplicável a gerentes envolvidos em atividades complementares relacionadas ao software.

Da Redação – 

Para fins de desenvolvimento ou aquisição de sistema de informação com sucesso, é muito importante especificar a qualidade e perceber que o produto do sistema mais adequado corresponde ao necessidades reais do cliente no produto do sistema alvo durante possível estágio inicial de desenvolvimento. A fim de definir a adequação dos projetos de sistemas de informação em desenvolvimento e garantir da qualidade do sistema, a avaliação do sistema e do software são importantes.

Ao se adotar uma abordagem errada dos requisitos de qualidade de acordo com as reais necessidades do cliente, isso poderá causar um grande prejuízo para fins de investimento. O resultado da análise de requisitos revela problemas como as previsões/estimativas incorretas de conformidade de finalidade e/ou importação execução e/ou falha na conclusão das metas estabelecidas e do desenvolvimento do sistema de informação, sendo que os usuários do sistema poderiam não obter a eficácia equivalente para o que eles realmente esperam, mesmo que o projeto seja concluído sem problemas relevantes.

Para realizar avaliação de produto de software de fo...

Artigo atualizado em 26/03/2024 05:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica