Publicado em 24 set 2024

A logística e a tecnologia contribuem para a preservação de alimentos

Redação

Para além da produção de alimentos, a armazenagem logística, uma das principais etapas da cadeia de suprimentos, deve assegurar a conservação da qualidade dos insumos até que os mesmos sejam despachados para os clientes e, para isso, é crucial que haja cuidados maiores do que separar os produtos por pesos, ordem alfabética ou data de validade.

Giordania Tavares – 

De acordo com o relatório Investimentos Sistema Alimentar Report Brasil 2023, elaborado pela Outcast Capital, o Brasil desperdiça mais de 41 mil toneladas de alimento por ano, valor que corresponde a aproximadamente 30% da produção agrícola de todo o país. Ao mesmo passo, a pesquisa O Alimento que Jogamos Fora, realizada pela MindMiners, revelou que 80% de todo o desperdício de alimentos no Brasil está entre manuseio, transporte e centrais de abastecimento.

Neste cenário e, diante do fato de que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,6 milhões de brasileiros enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave, diminuir significativamente o desperdício de alimentos é uma necessidade urgente e que tem solução ao nosso alcance. Atualmente, os recursos vão desde a implementação de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos até ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na preservação dos mesmos. 

No que diz respeito à redução de diversos gastos indevidos, a planta industrial de uma usina de alimentos deve ser cuidadosamente desenvolvida, isso porque, de acordo co...

Artigo atualizado em 18/09/2024 04:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica