Publicado em 08 mai 2018

A revolução atual no atendimento ao cliente

Redação

No Brasil, o telefone celular toca, é marketing digital; a mensagem é enviada para você sem você pedir ou autorizar, é marketing digital; o telefone fixo toca, é marketing digital... Ou seja, mesmo que você cancele ou bloqueie as ligações, os chatos mudam de telefone diariamente e acabam desbloqueando as ligações.

O que essas empresas não entenderam é que com o advento das Internet das Coisas (Internet of Things -IoT) está ocorrendo um grande impacto no atendimento ao cliente isso vai repercutir nos próximos anos. A conectividade leva a um aumento das expectativas dos clientes, o que, por sua vez, aumenta a demanda das empresas para que atinjam essas expectativas. Não é usar a Tecnologia da Informação para encher o saco do cliente.

A IoT tornará o atendimento ao cliente mais complexo e essa mudança deverá começar com as empresas provedoras de internet. As telecomunicações precisarão entender seus serviços, mas também como o cliente usará melhor esse serviço, como o cliente usará outros dispositivos de IoT em casa ou no escritório e como os produtos irão interagir com outros.

 



Alguns especialistas citam um exemplo. Considere uma falha de software ou aplicativo em um termostato conectado que afeta não apenas o termostato, mas também o sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (heating, ventilation and air conditioning – HVAC) do cliente e, ou seja, o seu conforto em casa. Esse pequeno detalhe de software leva a um grande ...

Artigo atualizado em 01/10/2024 12:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica