O que é agregar valor?
Redação
Em todas as situações o que vai aparecer como critério definitivo de êxito é a figura do cliente final, isto é, aquele que toma a decisão de comprar e que efetivamente paga pelo produto que recebe.
Eduardo Moura -
Evidentemente todos estamos interessados em agregar valor. Mas a unanimidade acaba aqui, pois há uma grande diversidade de pontos de vista sobre o significado de valor.
Creio que um primeiro passo para estabelecer uma definição razoável é responder “valor para quê?”, isto é para qual finalidade queremos agregar valor? Embora a resposta óbvia seja “para satisfazer o cliente”, ainda assim não parece haver um consenso geral sobre quem seja o “cliente” ou sobre como devemos “agregar valor para o cliente”.
Por incrível que pareça, há muitos que creem e pregam que devemos agregar valor para o produto. E até são usados indicadores de desempenho para isto, tais como taxa de utilização do ativo e lucro de inventário. O que leva muita gente a empurrar o produto de maneira desenfreada para o estoque de produto acabado, até atingir o teto do armazém.
Mas, na grande maioria dos casos, inventário alto implica em produto danificado por manuseio ou deterioração, custo de armazenagem, custo de obsolescência, etc. O fato é que, enquanto este inventário não for transformado em venda e e...