Como evitar que as empresas quebrem
Redação
As sete causas de mortalidade e os dez erros mais comuns a serem evitados que poderão ajudar a todos a realizar uma reflexão sem dor sobre esse assunto.
Ricardo Perrone -
Atualmente, mais de 29% das empresas brasileiras fecham antes de completar mesmo um ano. Esses números se agravam até o sexto ano de vida, quando atingem 66% de mortalidade. As pequenas e microempresas representam 96% desse universo.
E por que isso acontece? As principais causas mais comuns ,para a alta taxa de mortalidade identificadas são sete.
- Falta de competência em gestão empresarial dos empreendedores que, na sua maioria, são apenas bons técnicos ,ou seja, dominam somente a competência técnica do seu negócio. Pior ainda quando ocorre também a falta de experiência e desconhecimento do negócio por parte do empreendedor. Esses são os dois grandes desafios enfrentados pelos empreendedores.
- Falta de um planejamento empresarial estratégico ou plano de negócio para orientar a empresa no curto e médio prazo. Não possuir um plano de negócios ou planejamento empresarial estratégico que oriente os rumos futuros do negócio é algo prejudicial. É preciso ter um plano bem claro, objetivo e detalhado, antes de realizar qualquer ação ou investimento, seja de tempo ou de dinheiro...