Uma pulga atrás da orelha da física
Redação
“Una a linguagem nos seus modos completos desentende-se com os sentidos e forma seus idioletos” (Carlos Vogt)
Peter Schulz -
Entre os vários temas da física, entender as propriedades dos diferentes materiais concentra os esforços de boa parte da comunidade dedicada a essa ciência. Entre essas propriedades estão as chamadas propriedades eletrônicas, que resumidamente significa entender como os diferentes materiais conduzem (ou não) uma corrente elétrica.
O ponto de partida é a partícula eletrônica por excelência, o famoso elétron, aquele pequeno planeta que orbita em torno de um sol – o núcleo atômico – na imagem de sistema planetário para o átomo, que ainda hoje povoa o imaginário de quase todos que estudaram física ou química no ensino médio. Há mais de um século começou-se a entender as correntes elétricas em metais a partir da ideia de que muitos elétrons nesses metais estão simplesmente livres, desgarrando-se dos sóis que compõem a estrutura do material.
Já os isolantes e os semicondutores, estes na origem de toda a nossa microeletrônica, que me permite digitar esse texto e que possibilitará lê-lo em outras telas, já são mais complicados: entender porque isolantes não conduzem normalmente correntes e...