Os piores erros no uso de indicadores de desempenho
Redação
Saiba quais são os erros cometidos na questão de indicadores de desempenho organizacional.
Eduardo Moura -
Circula por aí o ditado o que não se mede não pode ser gerenciado. E muitos o interpretam da seguinte maneira: se estamos medindo, então estamos gerenciando. Ledo engano: é perfeitamente possível usar indicadores e não estar exercendo a verdadeira gestão.
Discuto aqui os que, na minha opinião, são os erros na questão de indicadores de desempenho organizacional. Se você é um gerente ou alto executivo, sugiro que use essa lista como um “teste de sanidade” de como sua empresa usa indicadores. Já lhe adianto que vai ser difícil escapar ileso desse checkup.
Erro 1: Só analisar números. Deming já alertava que os principais números de um negócio são desconhecidos e não conhecíveis. Por exemplo: quantas vendas estamos perdendo devido a clientes insatisfeitos ou por falta de inovação?
Mas, muitos reduzem a gestão à simples verificação de resultados numéricos, mais ou menos como quem controla o placar de um jogo. Isso é o que eu chamo de gestão símia. Até um chimpanzé é capaz de detectar se um número subiu ou baixou.
Além disso, administrar com base apenas em números é c...