Entre fatos e sentimentos
Redação
Em cada ambiente é criado um conjunto de regras que moldam as nossas ações, preferências, expectativas e atitudes intimamente ligadas ao papel que cada um de nós assume na sociedade.
Roberto Camanho
Por que existem momentos em que você acredita que nem vale a pena falar? O que te segura de colocar um ponto de vista em uma reunião?
Para decidir o que falar, avaliamos os ganhos e perdas. Tudo isso é automático e nem percebemos que selecionamos nossas falas. Viver sempre no modo “selecionar as falas” é desgastante e gera insatisfação. Por isso, os papos no bar são gratificantes.
Num bar, dependendo do momento, você liga pouco o botão selecionar as falas. Nem encontra mais o botão. Mas na reunião de apresentação de resultados para a diretoria, em um ano de crise, o botão estará sempre ativo.
“A relutância por falar ideias relevantes ou questionamentos no ambiente de trabalho é frequentemente atribuída à preocupação dos empregados sobre as consequências pessoais”. É o que afirmam os professores Amy C. Edmondson, da Universidade de Harvard e James R. Detert, da Universidade de Cornell, no artigo Implicit voice theories: taken-for-granted rules of self-censor...