O uso da água da chuva
Redação
A água da chuva não é considerada potável por conta da existência de substâncias contaminantes na atmosfera. Essas substâncias tóxicas estão presentes principalmente nos centros urbanos e nas cidades industriais e contaminam a água que cai com a chuva. Na queima de combustíveis, são liberados gases cancerígenos como o benzeno e outros poluentes. Entretanto, mesmo em cidades afastadas dos centros urbanos e de cidades industriais, o ar pode estar contaminado.
Da Redação –
O aproveitamento de água
de chuva é a utilização, mediante tratamento adequado, de água disponível e ainda não utilizada em processos benéficos não potáveis. Assim, armazenar e reutilizar água da chuva é ecologicamente viável. Isso porque o armazenamento de água da chuva permite que se economize água potável, diminuindo a pegada hídrica.
Mas, pode-se também aproveitar a cisterna para reutilizar a água de reuso da máquina de lavar, do ar-condicionado, etc. Entretanto, por ser proveniente da chuva, essa água não é considerada potável em seu estado original, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato.
Portanto, se não for tratada antes, essa água não é adequada para beber. Ainda assim, ela pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar o quintal, a calçada, o carro e até no vaso sanitário.
Ainda assim, mesmo em regiões metropolitanas, onde a concentração de poluentes no ar costuma ser mais elevada, a água da chuva pode se tornar potável e apta para consumo se for bem filtrada e tratada. Pode ser usada para uma ...