Publicado em 27 set 2022

Os critérios normativos para as instalações de drenagem de águas pluviais

Redação

A água de chuva que escorre pelo telhado, pela calha e pelos ralos tem que seguir para os bueiros nas ruas, onde estão as galerias pluviais. Ela será naturalmente levada para os rios e córregos. Já o esgoto do banheiro, lavanderia, cozinha e lavabo vai para a rede coletora, embaixo da terra, e depois para a estação de tratamento. Quando os ralos e calhas de uma casa estão ligados à rede coletora de esgoto, a tubulação não dá conta do recado. Principalmente no verão, quando o volume de chuvas é muito grande. Há exigências normativas obrigatórias a ser cumpridas e critérios necessários aos projetos das instalações de drenagem de águas pluviais, visando a garantir níveis aceitáveis de funcionalidade, segurança, higiene, conforto, durabilidade e economia.

Da Redação – 

A drenagem da água da chuva é um dos sistemas que integram os serviços de saneamento, capazes de receber e transportar líquidos superficiais por meio de tubulações, compostos de canais conectados entre si. Normalmente, são equipamentos públicos, de responsabilidade da prefeitura dos municípios, que facilita o escoamento das águas de chuva.

Depois de captada pelas galerias pluviais, essa água é lançada em cursos d’água. Por ser simplesmente água pluvial, ela não passa por nenhum tratamento antes de ser direcionada para a natureza. Justamente por isso, é importante destacar que não é permitido que a água da chuva e o esgoto se misturem.

Quando o esgoto é direcionado para a rede de água pluvial, ele acaba chegando aos rios sem receber o tratamento adequado, poluindo as águas. Já quando os ralos externos e as calhas estão ligados à rede de esgoto, a tubulação não apresenta capacidade para sustentar o volume de água gerado pelas chuvas, o que causa graves transtornos aos moradores e consequência para o meio ambiente.

Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de control...

Artigo atualizado em 27/09/2022 04:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica