Publicado em 27 set 2022

A conformidade das válvulas e acessórios para hidrantes

Redação

O hidrante é uma estrutura com registro, que acopla mangueira e esguicho. Embora seja bastante comum nas ruas, ele também pode ser instalado no interior de prédios, em locais estratégicos. Quando há emergências, essa estrutura de metal pintada de vermelho é indispensável. Além do modelo tradicional de rua, há caixas vermelhas inseridas em prédios e indústrias, também denominadas hidrantes. Elas são obrigatórias em qualquer projeto de prevenção e combate a incêndio. Embora existam diferentes tipos de hidrante, eles funcionam da mesma forma: basta conectá-lo a uma fonte de água pressurizada, acoplar a mangueira a uma das bocas do hidrante e abrir a válvula, responsável por controlar a vazão de água que chegará às mangueiras. Ele sempre tem acionamento manual e, por isso, deve ser colocado em um local de fácil acesso e onde possa ser ativado rapidamente em casos de incêndio. As válvulas e acessórios para hidrantes são aqueles utilizados nos sistemas hidráulicos de combate a incêndio, com o objetivo de fornecer água em pontos próximos ao foco do incêndio visando minimizar os efeitos do fogo. Esse tipo de válvula possui uma saída roscada para o acoplamento do adaptador para mangueiras de combate a incêndios ou para o tampão de proteção. No interior da válvula se encontra um disco de vedação que se assenta em uma sede, que acionado por uma haste se desloca, abrindo ou fechando totalmente a passagem de água. Para estar em conformidade, esses produtos devem obrigatoriamente cumprir com os requisitos normativos para válvulas de instalações de combate a incêndio de acordo com a NBR 13714, abrangendo válvulas de diâmetro de entrada de DN 65 (2 ½), com extremidade de entrada roscada.

Da Redação – 

As válvulas para hidrante ou válvulas de globo angular possuem fecho e devem ser instaladas em tubulações hidráulicas de combate a incêndio junto ao ponto de utilização, para condução de água destinada ao combate e controle de incêndios. Consta de um corpo, no interior do qual se encontra um disco de vedação que se assenta em uma sede, que ao ser acionado se desloca, fechando ou abrindo totalmente a passagem de água.

A válvula para hidrantes é constituída da válvula propriamente dita e do adaptador, podendo este ser solidário ou roscado à válvula (ver figuras abaixo). Os componentes básicos descritos na norma e que constituem as válvulas angulares são apresentados nas figuras abaixo.

Um ensaio importante é o da verificação da estanqueidade O corpo de prova corresponde a uma válvula para hidrante inspecionada, visual e dimensionalmente, e considerada em perfeitas condições de funcionamento. A aparelhagem necessária à execução do ensaio está descrita a seguir. Uma...

Artigo atualizado em 27/09/2022 02:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica