Publicado em 01 out 2024

A conformidade dos materiais para os sistemas de aterramento

Redação

O aterramento elétrico tem três funções principais: proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, por meio da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas; descarregar as cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra; facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.), por meio da corrente desviada para a terra. Um aterramento elétrico consiste em uma ligação elétrica proposital de um sistema físico (elétrico, eletrônico ou corpos metálicos) ao solo. Ele se constitui basicamente de três componentes: as conexões elétricas que ligam um ponto do sistema aos eletrodos; os eletrodos de aterramento (qualquer corpo metálico colocado ao solo); e o terra que envolve os eletrodos. Há parâmetros normativos para os materiais utilizados em sistema de aterramento e os seus métodos de ensaios, a serem realizados nesses materiais a fim de verificar a conformidade com os requisitos de normas específicas e outras normas aplicáveis.

Da Redação – 

O aterramento se estabelece principalmente com a finalidade de limitar as tensões que, em relação à terra, as massas metálicas podem apresentar em cada momento, garantir a proteção e eliminar ou reduzir o risco de ruptura dos materiais elétricos utilizados. Os seus principais objetivos são o de proporcione segurança às pessoas limitando a tensão de toque; proteger as instalações e equipamentos fornecendo um caminho de baixa impedância; e melhorar a qualidade do sinal minimizando o ruído eletromagnético.

Um aterramento eficiente requer uma baixa resistência e, para se conseguir isso, é essencial seguir uma série de etapas. Primeiro, um estudo geoelétrico do solo para determinar a sua resistividade para otimizar o projeto de aterramento. Também se exige o uso de materiais de qualidade e durabilidade, cumprindo com as normas de produtos relevantes e os requisitos de projeto.

Assim, os materiais que possuam normas NBR especificas devem ser ensaiados de acordo com elas. As conexões permanentes, assim como aditivos e despolarizantes para o solo, devem ser ensaiadas conforme descrito a seguir.

Há uma r...

Artigo atualizado em 26/09/2024 11:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica