A conformidade das talhas elétricas de cabos de aço de produção seriada
Redação
As talhas elétricas são guinchos motorizados compactos para içamento de cargas gerais, constituído por motor, freio, redutor, tambor, cabo de aço e caixa de gancho. Existem parâmetros normativos a serem considerados ao projetar talhas elétricas de cabo de aço e equipamentos de elevação e movimentação de carga que utilizam componentes de produção seriada. Eles não se aplicam aos seguintes tipos de equipamentos: guinchos mecânicos ou elétricos automotivos; talhas ou guinchos com tambores sem ranhuras ou de múltiplas camadas; e equipamentos para elevação e transporte de pessoas. Os requisitos normativos não isentam os fabricantes da necessidade de atender às normas regulamentadoras e a legislação vigente aplicável. A utilização de dispositivos adicionais de segurança deve ser feita em função da análise ou apreciação de risco inerente à utilização do equipamento feita pelo contratante, como, por exemplo, chave fim de curso redundante na elevação, dispositivo de proteção contra sobrecarga, etc. A existência ou não de um dispositivo de sobrecarga não exime o usuário de limitar sua utilização à carga nominal permitida no gancho ou no dispositivo permanente de içamento do equipamento.
A classificação do mecanismo de elevação em série é efetuada de acordo com a NBR 8400-1 e a duração teórica de serviço também é baseada na NBR 8400-1. A verificação do dimensionamento e classificação de mecanismos de talhas produzidas em série é efetuada pelos fabricantes utilizando os métodos matemáticos e ensaios.
Como, no entanto, a NBR 8400-1 não contém mais informações sobre outros fatores que resultam na causa do dano, além do espectro de carga e do tempo de utilização, a norma estabelece um procedimento de ensaio padronizado, que especifica os requisitos. A implementação bem-sucedida do ensaio em conjunto com as verificações matemáticas fornece ao fabricante a autoridade para aplicar a designação Classificação em Grupo de Mecanismos de acordo com o Procedimento de Ensaio Padronizado.
A validação deve ser feita pelo profissional legalmente habilitado com recolhimento de ART especifica. Os modelos de talhas ensaiados e validados conforme esta norma podem ser fabricados sem a necessidade de reprodução dos ensaios descritos, considerando que não haja alterações técnicas que afetem o seu dimensionamento.
Este procedimento de ensaio é ...