A conformidade dos dispositivos de ancoragem tipo C contra quedas de altura
Redação
Um dispositivo de ancoragem seguro é um componente essencial de qualquer sistema de trabalho em altura que utiliza um cinturão de segurança tipo paraquedista. Assim, o sistema de ancoragem deve ser projetado para ser utilizado como parte de um sistema pessoal de proteção de queda que incorpora um ponto ou pontos de ancoragem e/ou um dispositivo de ancoragem e/ou um elemento e/ou uma ancoragem estrutural. Os parâmetros normativos são embasados em uma filosofia onde o dispositivo de ancoragem é feito para sustentar a força máxima dinâmica gerada em uma queda de altura pela massa da (s) pessoa (s), incluindo qualquer equipamento carregado. Os ensaios de força estática são embasados em um fator de segurança mínimo de dois. Para que sejam evitados usos indevidos dos equipamentos, os dispositivos de ancoragem podem ser ensaiados preferencialmente conforme os requisitos normativos, inclusive se sua finalidade de uso for para restrição de movimentação. Dessa forma, existem os requisitos, os métodos de ensaio e as instruções para uso e marcação para os dispositivos de ancoragem, tipo C, projetados exclusivamente para utilização com equipamentos e sistemas de trabalho em altura que utilizam um cinturão de segurança tipo paraquedista. Não se aplicam aos dispositivos de ancoragem para qualquer tipo de esportes ou atividades recreativas; aos elementos ou partes de estruturas as quais foram instaladas para usos distintos de um ponto de ancoragem ou dispositivo de ancoragem, por exemplo: vigas, caibros; e ancoragens estruturais.
Da Redação –
Os dispositivos de ancoragem tipo C são empregados em linhas de vida flexíveis horizontais (ver figura abaixo). Para os efeitos da NBR 16325-2 de 12/2014 - Proteção contra quedas de altura - Parte 2: Dispositivos de ancoragem tipo C, a linha horizontal é subentendida como a que deriva do plano horizontal não mais que 15º (quando medido entre ancoragens de extremidade e/ou intermediarias em qualquer ponto de sua extensão).
Esses produtos devem passar por ensaio de tipo de produto novo antes que este seja colocado no mercado, para manutenção de sistema de gestão de qualidade e fornece apenas requisitos mínimos de desempenho. É essencial que o dispositivo de ancoragem seja projetado e fabricado de forma que, dentro das condições de uso mais adversas, o usuário seja capaz de realizar a atividade de risco estando adequadamente protegido no nível mais alto possível.
...