Publicado em 26 set 2023

A conformidade dos medidores de vazão de gás ultrassônicos multitrajetórias

Redação

Os medidores do tipo ultrassônico multitrajetória são os que inferem a vazão de gás a partir dos tempos de trânsito de pulsos de alta frequência. Os tempos de trânsito por sua vez, são determinados a partir do deslocamento de pulsos ultrassônicos diagonalmente através do tubo, a favor e contra o sentido do escoamento do gás. A diferença entre estes tempos de trânsito é relacionada com a velocidade do escoamento do gás através das trajetórias acústicas. As técnicas de cálculo numérico são então usadas para calcular a velocidade axial média do escoamento do gás e a vazão volumétrica nas condições de operação do medidor. A exatidão de um medidor ultrassônico de gás depende de vários fatores, como a geometria precisa do corpo do medidor e da posição dos transdutores ultrassônicos; da técnica de integração inerente ao projeto do medidor; do desenvolvimento do perfil de escoamento; dos níveis de pulsação que existam no fluxo de gás; a exatidão nas medições do tempo de trânsito; e da calibração. Há especificações normativas obrigatórias para o uso do medidor de vazão de gás do tipo ultrassônico multitrajetórias por tempo de trânsito, usado para a medição de gás natural em aplicações como a medição de grandes volumes de gás em instalações de produção, gasodutos, instalações de armazenamento, sistemas de distribuição e grandes consumidores.

Da Redação – 

Nesses tipos de medidores, a exatidão na medição do tempo de trânsito, por sua vez, depende da estabilidade de relógio eletrônico, da detecção consistente da posição de referência da onda ultrassônica, da compensação apropriada dos tempos de resposta dos componentes eletrônicos e transdutores e da integridade dimensional do corpo do medidor. A exatidão depende, portanto, de todas estas variáveis fundamentais, bem como do seu devido tratamento e integração ao longo do tempo.

Elas, no entanto, são passíveis de serem adversamente afetadas pela degradação oriunda da operação do medidor durante a sua operação, podendo-se citar como exemplos o acúmulo de detritos nas superfícies internas do medidor, a deriva de componentes eletrônicos, etc.). Para que a exatidão do medidor seja mantida ao longo do tempo, é de fundamental importância a obtenção e interpretação dos dados para o seu diagnóstico e o monitoramento contínuo da sua integridade.

Além disso, os procedimentos para se expressar a incerteza de medição utilizando-se medidores de vazão ultrassônicos devem estar em conformidade com as algumas diretrizes. ...

Artigo atualizado em 26/09/2023 05:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica