Os programas de treinamento para a competência dos mergulhadores com rebreather
Redação
O rebreather é um aparelho que tem um suprimento de gás carregado pelo mergulhador, permitindo que ele respire debaixo d’água, o que possibilita inspirar gás por meio de uma válvula de controle de fluxo conectada a um contrapulmão, permitindo passar o gás exalado por meio de um material absorvente de dióxido de carbono antes de ser reinalado do contrapulmão e a pressão parcial. inspirada dos gases dentro do aparelho permanece dentro de limites fisiológicos aceitáveis, de modo que o gás seja recirculado dentro do aparelho. Um rebreather também pode ser chamado de aparelho de mergulho autônomo de reinalação. Uma válvula de controle de fluxo pode ser um conjunto de bocal, uma meia máscara, uma máscara facial completa (full-face) ou um capacete. Há parâmetros normativos obrigatórios para programas de treinamento de mergulhadores com rebreather que fornecem as competências necessárias para realizar mergulhos com rebreather até 40 m com o uso de nitrox, ou até 45 m com o uso de uma mistura respiratória trimix, que requeiram paradas descompressivas obrigatórias. Também, há especificações para os critérios de avaliação dessas competências, sob os quais o treinamento é fornecido, além dos requisitos gerais para a prestação de serviços de mergulho recreativo conforme a NBR ISO 24803.
O mergulho com rebreather oferece maneiras muito diferentes de explorar o mundo subaquático em comparação com uma configuração de mergulho autônomo padrão. Cada um tem vantagens e desvantagens, portanto, entender ambos é essencial antes de decidir qual é o melhor. Pode-se comparar a facilidade de uso, os limites de tempo de mergulho, custo e outros fatores-chave do rebreather versus o mergulho autônomo padrão.
O ar que se exala geralmente ainda contém entre 15% e 17% de oxigênio (contra os 21% de oxigênio no ar em um tanque de mergulho padrão). Com um regulador de mergulho padrão, pode-se expelir a respiração exalada na água como bolhas. Isso é o que se chama de regulador de circuito aberto.
Um rebreather de circuito fechado, por outro lado, funciona pegando o ar que é exalado e passando-o por um sistema de reciclagem antes de reinalá-lo. Portanto, ele permanece dentro de um circuito fechado para que se não exale nenhum gás na água. Nesse loop, o CO2 do gás é eliminado, analisado pelos sensores de bordo para garantir que haja uma porcentagem alta o suficiente de oxigênio restante e, caso contrário, mais O2 é adicionado e, em seguida, é recirc...