Publicado em 20 fev 2024

A aprovação dos fornecedores de amarras para a ancoragem de embarcações

Redação

As amarras para uso naval e offshore têm o seu projeto e conceito de uso, com base nas regras editadas em 1871 pelo Loyd’s Register of Shipping (LRS) que normalizou o dimensional das amarras que permanecem até hoje. Assim, as amarras navais e seus acessórios devem ser fabricados unicamente por unidades de produção aprovadas pela sociedade classificadora. Os pedidos de aprovação devem ser feitos para a sociedade classificadora, indicando o método de fabricação utilizado, os graus de materiais, as dimensões nominais e, se for o caso, a especificação do material. Um procedimento de ensaio efetuado em uma amarra de grau maior pode cobrir a aprovação de graus menores, desde que o tipo do material, o método de fabricação e o tratamento térmico sejam os mesmos. A aprovação da sociedade classificadora não é requerida para barras de aço grau 1. É recomendado que as especificações das barras de aço grau 3, que devem ser submetidas à aprovação da sociedade classificadora, contenham o procedimento de fabricação, a prática de desoxidação, a composição química, o tratamento térmico e as propriedades mecânicas. Existem parâmetros normativos para os materiais e de aprovação de fornecedores de amarras e acessórios a serem utilizados em ancoragem de embarcações, sendo que as amarras e os acessórios são classificados nos graus 1, 2 e 3, de acordo com as propriedades mecânicas dos aços utilizados na fabricação.

Da Redação – 

A amarra ideal deverá: ser suficientemente forte para suportar o barco seguramente no fundeio; ter alguma elasticidade para reduzir o esforço sobre um cunho ou outra peça no convés da embarcação; ser razoavelmente leve para não afetar o desempenho do barco ou ser de difícil manuseio; tensionar horizontalmente a haste da âncora para assegurar a ela, o máximo poder de unhar; ser compatível com o sistema de içamento existente (molinete ou cabrestante); ser de estivagem (armazenamento) fácil; e ser resistente a abrasão para suportar fundos ásperos como o coral. Dessa forma, a ancoragem é um processo que depende tanto de equipamentos de qualidade quanto de boas práticas para ser seguro. Para começar é preciso investir em bons itens e materiais.

Além disso, a escolha do local onde parar, do tamanho da amarra e do tipo de corrente fazem toda diferença. Outros cuidados são demandados ao manobrar, a fim de garantir que a âncora ficará bem presa. Para assegurar que se tenha as informações de que precisa sobre isso, confira as dicas relevantes.

Quando se trata de equipamento de ancoragem, há três elementos princ...

Artigo atualizado em 20/02/2024 01:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica