Publicado em 21 mai 2024

As correções em uma faixa de frequências para um teste de sonômetros

Redação

Várias correções precisam estar disponíveis em uma faixa de frequências para que um teste periódico de um sonômetro seja realizado de acordo com a NBR IEC 61672-3. Por exemplo, são necessárias correções para quaisquer efeitos do corpo do sonômetro ou de acessórios, como protetor de vento, no nível sonoro equivalente de campo livre. Habitualmente, as informações sobre essas correções também são requeridas pelos usuários de sonômetros e calibradores de nível sonoro. Por isso, existem informações normativas sobre as correções necessárias em uma faixa de frequências para que um teste periódico de um sonômetro seja realizado de acordo com a NBR IEC 61672-3. Essas correções incluem as correções para os efeitos típicos de reflexões a partir do corpo do sonômetro e difração do som ao redor do microfone; as correções para o desvio da resposta em frequência típica do microfone de uma resposta em frequência uniforme, quando a resposta real do microfone pode não ser medida; e as correções para a influência, na resposta em frequência de um microfone típico, de um protetor de vento especificado e qualquer outro acessório que faça parte da configuração para uso normal do sonômetro particular submetido a teste. As correções obtidas pelo uso dos métodos apresentados nesta Norma são o resultado de medições feitas com amostras dos dispositivos. É possível que essas correções não sejam totalmente representativas, nem para todos os lotes produzidos, nem ao longo do tempo. Recomenda-se repetir as medições em intervalos regulares para assegurar que não sejam necessárias alterações nas correções indicadas no manual de instruções.

Da Redação – 

Um fabricante que produz um sonômetro de acordo com as especificações da NBR IEC 61672-1 pode recomendar, no manual de instruções, o uso de um calibrador de nível sonoro, acoplador de comparação ou atuador eletrostático para determinar a resposta acústica de um sonômetro em várias frequências. Nesse caso, o fabricante é obrigado a fornecer as correções para obter níveis sonoros equivalentes aos que seriam exibidos sob condições ambientais de referência, em resposta a ondas senoidais progressivas, planas, que incidem a partir da direção de referência, em cada frequência usada para teste periódico.

Essas correções serão fornecidas no manual de instruções, ou o manual de instruções irá declarar onde podem ser encontradas. O fabricante do sonômetro deve especificar o valor de ajuste válido nas condições de referência, a ser aplicado para obter a indicação necessária, no mostrador do sonômetro, em resposta ao nível de pressão sonora gerado pelo modelo recomendado de calibrador de nível sonoro. O valor deve ser selecionado pelo fabricante para otimizar o desempenho em toda a faixa de frequência e pode resultar em...

Artigo atualizado em 20/05/2024 11:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica