Publicado em 21 mai 2024

A inteligência artificial (IA) substituirá os objectives and key results (OKR)?

Redação

A IA pode ajudar com a escrita dos OKR, talvez um objetivo melhor escrito, mais bonito, porém, não cria uma conexão entre os colaboradores em torno da missão que precisa ser executada. E isso representa o fundamental, o engajamento das pessoas nas tarefas do dia a dia. Se há dificuldade em executar os temas priorizados pelo CEO ou gestor, não é porque a mensagem não é bonita, mas porque não há conexão com o líder e com a urgência da missão. Nesse caso, a mensagem pode ficar mais clara com o uso da IA, desde que se saiba prover os elementos essenciais para fazer a síntese adequada.

Pedro Signorelli – 

Já está constatado que a IA tem um grande potencial para ajudar em todos os âmbitos da vida, especialmente em tarefas que requeiram tempo de pesquisa, coleta de informações, reconhecimento de padrões, sintetização de textos, entre tantas outras atividades que nós, seres humanos, levaríamos muito tempo para executar. No entanto, por mais que exista um hype enorme em torno do tema, temos que lembrar que é uma máquina e toda máquina trabalha com entradas para produzir saídas, ou seja, é um mecanismo burro, que vai aprendendo ao longo do tempo, sempre com a limitação do seu próprio algoritmo.

O conceito de entradas e saídas também se aplica para os OKR e para outras tarefas, pois precisamos de boas entradas para obtermos boas respostas. Se nós humanos temos limitação em definir boas entradas ao sistema, teremos dificuldade em ter bons resultados vindo da máquina.

É isso que acontece com as pessoas dentro do processo de construção dos OKR de uma maneira geral, pois estas têm uma capacidade limitada de gerar boas entradas, seja por conhecer parcialmente o bom funcionamento dos OKR, seja por conhecimen...

Artigo atualizado em 20/05/2024 11:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica