Publicado em 06 fev 2024

A fabricação em conformidade das grades mecanizadas para estações de esgotos

Redação

Esses produtos são utilizados em estações de tratamento de esgotos, água e de efluentes industriais, com a finalidade de separar os sólidos grosseiros presentes no líquido, por meio de uma operação física de gradeamento. A remoção desses sólidos protege os equipamentos eletromecânicos, como bombas, válvulas, aeradores, removedores, e impede o depósito em tubos, canais e tanques reatores. Ou seja, as grades fixas de barras retas com limpeza mecanizada é um conjunto formado por grade fixa de barras retas, cuja remoção de sólidos é efetuada por meio de um dispositivo eletromecânico. O dispositivo eletromecânico para remoção de sólidos é um conjunto formado por rastelo, conjunto de acionamento do rastelo e dispositivo de remoção de sólidos transportados por rastelo que é um elemento constituído por pente destinado à remoção de sólidos retidos nas barras da grade e pela bandeja solidária ao pente para transporte dos sólidos até o coletor. Há requisitos normativos obrigatórios que fixam as condições exigíveis para fabricação e recebimento das grades fixas de barras retas com limpeza mecanizada, utilizadas nas estações de tratamento de esgotos sanitários e nas estações elevatórias.

Da Redação – 

A principal funcionalidade da grade mecanizada nos sistemas de tratamento de efluentes é realizar a remoção dos vários materiais sólidos dispersos no esgoto. Esse equipamento deve estar disperso em vários tamanhos para que seja removido o máximo de sólidos. Os materiais retidos são destinados à incineração ou a aterros sanitários.

A importância de se remover os sólidos durante o tratamento primário de esgotos e águas consiste em: proteger os equipamentos do sistema de tratamento; reduzir as obstruções; e pré-condicionar o esgoto bruto para os próximos processos. Deve-se realizar o correto dimensionamento do gradeamento para que este tenha uma eficiência que atenda às exigências e necessidades dos compradores.

O acoplamento motor-redutor pode ser rígido para motores flangeados diretamente sobre o redutor; por luva elástica; e por correia de transmissão. O acoplamento redutor-eixo do sistema de transmissão deve ser por meio de acoplamento rígido. Os rolamentos devem estar contidos em caixa provida de sistema de lubrificação, de fácil acesso e sem a necessidade de desmontagem do conjunto.

No caso d...

Artigo atualizado em 06/02/2024 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica