Publicado em 22 nov 2022

Os requisitos normativos para o desempenho das vedações em elastômeros

Redação

Normalmente, as vedações em elastômeros são basicamente permeáveis ao gás, pois o processo geral de penetração de gás é chamado de permeação de gás e depende do material, do tipo de gás e das condições ambientais - especialmente a temperatura. Além disso, os elastômeros estão sujeitos a desgaseificação. Em elastômeros compatíveis com vácuo, a taxa de desgaseificação diminui e após um tempo de evacuação suficientemente longo, a permeação domina e com condições ambientais constantes, uma taxa de gás constante penetra na vedação. A permeação e desgaseificação são dependentes da difusão e uma alta estanqueidade ao gás causa uma liberação lenta de gases, levando a um longo período de tempo até que um fluxo de gás de permeação constante se instale. O período de tempo pode ser de várias centenas de horas, o que pode ser bastante acelerado pelo método de cozimento. Se o sistema de vácuo não tiver grandes fontes de gás, por exemplo, devido à dessorção ou vazamentos, as vedações elastoméricas podem determinar significativamente a pressão final. Os usuários devem conhecer os parâmetros normativos para materiais usados para vedações moldadas feitas de elastômeros termoplásticos (TPE) para juntas em: sistemas de tubagens termoplásticas para descarga de águas residuais sem pressão (vazão intermitente até 95°C) no interior dos edifícios; em sistemas de tubulação termoplástica para drenagem e esgoto subterrâneo sem pressão (fluxo contínuo até 45°C e fluxo intermitente até 95°C); e em sistemas de tubulação de águas pluviais termoplásticas.

Da Redação – 

As vedações em elastômeros podem ser reutilizadas várias vezes, se usadas corretamente, pois exigem uma força de contato de vários N/mm², que já é excedida por diâmetros de vedação suficientemente grandes devido à pressão do ar atmosférico que atua no flange. As vedações de elastômero podem alterar suas propriedades devido às más condições de armazenamento ou manuseio inadequado.

Os fatores que devem ser evitados são: radiação UV, oxigênio, ozônio, calor, umidade, solventes ou deformações excessivamente grandes. Para preservar as suas propriedades, recomenda-se as seguintes condições ambientais durante o armazenamento: faixa de temperatura: 5°C a 25°C; evitar as oscilações de temperatura; umidade: aprox. 65%; área de armazenamento escura ou recipientes à prova de luz; e atmosfera livre de produtos químicos.

Durante o uso, elas perdem sua elasticidade parcialmente devido a cargas cíclicas, longa vida útil no estado deformado, alta temperatura ou envelhecimento. Se forem usadas por muito tempo, podem até se tornar quebradiças. Portanto, as vedações de elastômero devem ser substituídas regularmente....

Artigo atualizado em 22/11/2022 02:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica