Publicado em 24 set 2024

A conformidade das conexões metálicas para tubos de transmissão de fluido

Redação

Os usuários devem entender que as conexões são os dispositivos à prova de vazamento para junção de tubulação (condutores) de um ao outro ou a um equipamento. Por isso, há requisitos normativos para as dimensões gerais para conectores cônicos de 24° usando anel cortante e cone de vedação do anel O (referido como DKO) adequado para uso com tubos ferrosos e não ferrosos com diâmetros de 4 mm a 42 mm, inclusive. Esses conectores são para uso em aplicações gerais hidráulicas e pneumáticas dentro dos limites de pressão e temperatura especificadas nesta parte da ISO 8434. Eles se destinam a conexões da extremidade lisa dos tubos e terminais para mangueiras, de acordo com as ISO 6149-1, ISO 1179-1 e ISO 9974-1. Deve-se observar que esses conectores fornecem conexões para fluxo total em sistemas hidráulicos que operam em pressões de trabalho apresentadas na norma. Devido ao fato que muitos fatores influenciam na pressão satisfatória de um sistema, estes valores não devem ser entendidos como mínimos. Para cada aplicação, os ensaios suficientes devem ser realizados e revisados, tanto pelo usuário quanto pelo fabricante, para assegurar que os níveis de desempenho requeridos sejam cumpridos.

Da Redação – 

Em sistemas de transmissão de fluido, a força é transmitida e controlada através de um fluido (líquido ou gás) sob pressão em um circuito fechado. Em aplicações gerais, um fluido pode ser transportado sob pressão. Os componentes podem ser conectados por meio de seus pórticos por conexões (conectores) e condutores (tubos e mangueiras). Os tubos são condutores rígidos e as mangueiras são condutores flexíveis.

Os conectores devem ser designados por um código alfanumérico para facilitar o pedido. Eles devem ser designados pelo termo conector, seguido por ISO 8434-1, seguido por um hífen espaçado e, em seguida, o símbolo em letras, seguido por um hífen espaçador e, em seguida, a letra das séries, imediatamente seguida pelo diâmetro externo do tubo com o qual será conectado.

Para niples soldados, um sinal de multiplicação (x) deve ser colocado e, em seguida, a espessura da parede do tubo. Não deve haver espaços em ambos os lados do sinal de multiplicação. Para extremidades roscadas (extremidade do conector), outro espaço seguido por hífen indica a extremidade roscada e o tipo de vedação que deve ser acresce...

Artigo atualizado em 26/09/2024 09:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica