Publicado em 02 jul 2019

A medição de atenuação de ruído em protetores auditivos

Redação

Os dispositivos de proteção auditiva são a melhor solução para a redução dos níveis de ruído altos. Quando usados adequadamente, a proteção auditiva pode reduzir bastante o nível de decibéis que chega ao ouvido. Eles atuam como barreiras para reduzir o som que entra no ouvido, sendo importantes, pois diminuem o risco de exposição excessiva ao ruído e subsequente perda auditiva. Esses dispositivos devem ser oferecidos pelos empregadores e usados pelos trabalhadores, porém o seu desempenho efetivo não depende apenas dos níveis de atenuação, mas também de quão bem e por quanto tempo ele é usado.

 

Da Redação – 

Não importa o tipo escolhido de protetor auditivo, mas esse equipamento de proteção individual (EPI) deve proporcionar a redução suficiente dos ruídos para que a jornada de trabalho seja, no mínimo, suportável. Mas a redução não deve ser excessiva: o protetor não deve prejudicar a comunicação entre os profissionais, nem impedir a percepção dos vários sinais de alerta no ambiente de trabalho. 

abq_inscrição

O evento é gratuito e mais informações no link http://www.abqualidade.org.br/Eventos/home.php?carta_do_presidente

 Os plugues de inserção são fabricados em silicone ou espuma expansível. Os de espuma são descartáveis, e utilizados na indústria por pessoas que visitam o chão de fábrica. Ambos são pressionados com os dedos e liberados no interior do canal auditivo. Quando recompõem sua forma original, promovem a selagem do canal. Para colocá-los na orelha, é essencial que as mãos estejam limpas (não é possível colocá-los usando luvas).

O ajuste é fundamental para que a atenuação do ruído seja efetiva. Por trás da cabeça, puxe a orelha para cima, e, com a outra mão, ajuste o protetor no canal auditivo. Para aliviar a pressão no canal, basta bocejar...

Artigo atualizado em 03/10/2024 01:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica