Publicado em 12 mar 2024

A inspeção periódica dos sistemas de proteção individual contra quedas

Redação

O sistema de proteção contra quedas são ações e equipamentos de uso coletivo e individual, utilizados para diminuir ou eliminar completamente riscos de acidentes ocupacionais, sendo, em geral, destinado às atividades realizadas em locais acima de dois metros do nível inferior. São diversas as atividades que necessitam da realização do trabalho em altura, indo desde a limpeza de janelas até a construção de edificações altas. Dessa forma, todas as operações precisam ser analisadas de perto por especialistas em segurança do trabalho e é possível fazer um planejamento específico a fim de garantir a segurança durante a realização do trabalho. Há especificações normativas gerais para as instruções de uso, manutenção, inspeção periódica, reparo, marcação e embalagem dos equipamentos que compõem o sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ), destinados a retenção de quedas, técnicas de acesso por corda, resgate, restrição de movimentação e posicionamento no trabalho.

Da Redação – 

O SPIQ é utilizado em conjunto com a proteção coletiva, para garantir a proteção contra quedas de cada pessoa envolvida no trabalho em altura e para atender também a situações de emergência de modo específico. Envolve processos de restrição de movimentação, posicionamento ou acesso e retenção de queda.

Assim, pode-se dizer que uma empresa autorizada é uma empresa treinada e autorizada pelo fabricante para fazer intervenções no equipamento com fins de inspeção, manutenção e reparo, seguindo todos os procedimentos de montagem e verificação indicados pelo fabricante, bem como registrando as ações executadas de acordo com o padrão do fabricante, de forma a garantir que sua intervenção no equipamento tenha as mesmas condições de desempenho de quando ele saiu da fábrica.

A inspeção periódica é o ato que consiste em executar periodicamente um controle detalhado e completo do equipamento, a fim de detectar seus defeitos, danos ou desgastes e uma pessoa competente para a inspeção periódica é a pessoa que tem conhecimento das exigências em vigor em relação às inspeções periódicas e às recomendações e instruções...

Artigo atualizado em 23/02/2024 05:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica