Publicado em 04 out 2022

As condições normativas exigíveis para a conformidade dos tubos cerâmicos

Redação

Produzidos a partir de terra ou argila, água, fogo e ar, o material cerâmico é 100% natural. Por não agredir o meio ambiente, o tubo cerâmico é um produto ecológico quando comparado aos tubos fabricados com outros materiais. Conhecido por sua longevidade, não sofre deformações por ser inerte e resistente à abrasão e corrosão, não sendo atacado por micro-organismos, o que o torna mais eficiente para proteger a terra e os lençóis freáticos dos resíduos de saneamento. os tubos cerâmicos atendem aos principais fatores que devem ser observados para a escolha do material a ser utilizado nas tubulações de drenagem e esgoto quando se pensa em saúde pública e benefícios a longo prazo. Manilha é o nome dado aos tubos cerâmicos cilíndricos utilizados principalmente na condução de águas residuárias, esgotos sanitários e águas pluviais. Alguns tipos de manilhas também podem ser utilizados para revestimentos de chaminés e para condução de tubulação subterrânea de rede elétrica e telefônica. A maioria dos tubos cerâmicos encontrados no mercado é do tipo ponta e bolsa, ou seja, uma das extremidades do tubo possui um segmento de diâmetro maior (bolsa) onde outro tubo é encaixado (ponta). Esse encaixe pode ter junta rígida, semirrígida ou elástica. A junta rígida normalmente é obtida com o uso de adesivos para unir a ponta de um tubo com a bolsa de outro. Na junta elástica, a ponta de um tubo é encaixada na bolsa de outro tubo ou conexão e a estanqueidade da ligação é garantida por um anel de vedação, posicionado em sulco apropriado situado na bolsa. Assim como as demais tubulações, existem peças e acessórios específicos para realizar a ligação entre os tubos. Existem parâmetros normativos obrigatórios para a aceitação e/ou recebimento de tubos cerâmicos empregados na canalização de águas pluviais, de esgotos sanitários e de despejos industriais, que operam sob a ação da gravidade e, normalmente, sob pressão atmosférica.

Os tubos cerâmicos possuem algumas vantagens, como a baixa rugosidade da superfície interna que proporcionam uma alta vazão, o que elimina os sedimentos nas paredes e contribui para a eliminação do possível entupimento. Têm resistência mecânica; resistência a temperaturas extremas; e inércia química. O revestimento interno e externo dos tubos cerâmicos (esmalte especial), o desenho das juntas e os materiais dos selantes conferem resistência a ambientes ácidos e alcalinos com nível de pH de 0-14, bem como à abrasão.

Além disso, a fabricação de tubos cerâmicos ocorre em temperaturas de até 1.200º?, o que minimiza a porosidade do material. Isso fornece proteção confiável do ambiente contra o contato com o conteúdo do esgoto. Quando usados em redes de esgoto, que são instaladas no solo, os tubos podem ser submetidos a cargas estáticas e dinâmicas significativas.

Com alta dureza e resistência ao estresse mecânico, a cerâmica garante a invariância da geometria da tubulação e elimina o aparecimento de trincas ou fraturas durante a operação. Ao contrário do plástico e do ferro fundido, a cerâmica não é exposta a mudanças bruscas de temperatura. Isso ...

Artigo atualizado em 04/10/2022 05:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica