Publicado em 26 jan 2021

A gestão da qualidade em empreendimentos

Redação

Um empreendimento é um processo único que consiste em um conjunto de atividades coordenadas e controladas, com datas de início e conclusão, realizado para alcançar um objetivo em conformidade com requisitos especificados, incluindo as limitações de prazo, custo e recursos. Segundo os especialistas, existem quatro componentes críticos de gestão de empreendimentos que são conhecidos como os 4P: produto, processo, pessoas e o projeto ou empreendimento propriamente dito. O termo produto se refere ao resultado do projeto, ao propósito do projeto. O gerente de projeto precisa explicar o escopo do produto para que todos tenham clareza sobre os resultados finais. O produto refere-se a ser tangível e intangível. Por exemplo, pode significar mudar o escritório ou fábrica para um novo local ou migrar para um novo software/ferramenta. Um processo claramente definido e mapeado é a chave para o sucesso de qualquer projeto. Ele leva em consideração problemas, obstáculos e soluções prováveis para garantir o mínimo de interrupção. Cada etapa do processo no projeto precisa ser mapeada para que todos saibam o que fazer e como fazer. A estratégia de processo correta leva à execução adequada do projeto, portanto, ao sucesso. As pessoas representam um dos componentes mais críticos de um projeto e sua implementação bem-sucedida são os recursos humanos. Uma equipe bem gerenciada com funções definidas para cada pessoa/equipe levará ao sucesso do projeto. Algumas das funções atribuídas na gestão de empreendimentos são os gerentes de projeto, membros da equipe, partes interessadas, analistas de processos e pessoal de tecnologia da informação. A gestão de pessoas com sucesso é complicada e é uma das funções a ser bem desempenhada por bons gerentes de projeto. No caso do projeto ou empreendimento o grande papel e a responsabilidade são do gerente de projeto. Ele tem a função de supervisionar o empreendimento, delegar tarefas, orientar e auxiliar os membros da equipe nas questões, verificar o orçamento e tentar garantir que ele siga os prazos bem definidos. Dessa forma, é importante conhecer as orientações para a aplicação da gestão da qualidade em empreendimentos. É aplicável a empreendimentos de complexidade variada, pequenos ou grandes, de curta ou longa duração, em diferentes ambientes, e independentemente do tipo de produto ou processo envolvido.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A gestão de um empreendimento envolve o planejamento e a organização dos recursos de uma empresa para a realização de uma tarefa, evento ou dever específico. Pode envolver um projeto único ou uma atividade contínua e os recursos gerenciados incluem pessoal, finanças, tecnologia, propriedade intelectual, etc.

O sistema de gestão da qualidade do empreendimento deve ser documentado e incluído ou referenciado no plano da qualidade para o empreendimento. Esse documento deve identificar as atividades e recursos necessários para atingir os objetivos da qualidade do empreendimento. O plano da qualidade deve ser incorporado, ou referenciado, no plano de gestão do empreendimento.

Em situações contratuais, um cliente pode especificar os requisitos para o plano da qualidade. Eles não devem limitar o escopo do plano da qualidade utilizado pela organização do empreendimento. O gerenciamento de empreendimento é frequentemente associado a campos de engenharia e construção e, mais recentemente, à saúde e tecnologia da informação (TI) que, normalmente, têm um conjunto complexo de componentes que d...

Artigo atualizado em 26/01/2021 05:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica