Publicado em 04 out 2022

Como encomendar as bobinas e chapas finas a frio e a quente de aço-carbono

Redação

O aço pode receber diferentes acabamentos, sendo possível fabricar os mais diversos tipos de materiais. Quando o assunto é chapa de aço, dois processos se destacam: laminação a quente e a frio. Os dois acabamentos trazem vantagens para o aço, contudo, as suas etapas variam. As chapas laminadas a quente são feitas em uma temperatura média de 900ºC e sua principal vantagem é a resistência. Elas são produzidas por meio da laminação de placas que formam bobinas laminadas a quente. Em sequência, esse material é cortado transversalmente, dando origem aos diferentes tipos de chapas de aço. Por conta de sua composição química e características mecânicas, esses produtos são indicados para uso geral, como: estampagem, estrutura de boa conformabilidade, estrutura de alta resistência mecânica e à corrosão atmosféricas, tubos, etc. Por outro lado, no processo de laminação a frio as chapas com esse acabamento são feitas a partir de bobinas laminadas a quente, porém, passam por mais etapas antes de chegarem ao resultado final. Após a primeira laminação (quente), elas sofrem uma redução a frio e são recozidas. Elas ficam mais resistentes e maleáveis, além de possuírem um acabamento diferenciado. Por conta disso, elas são comumente usadas em eletrodomésticos (linha branca); indústria automobilística; esquadrias; construção civil, etc. Os usuários necessitam entender os parâmetros normativos para encomenda, fabricação e fornecimento de bobinas e chapas finas a frio e a quente de aço-carbono e de aço de alta resistência e baixa liga.

Da Redação – 

Os aços laminados a frio são gerados a partir da redução a frio aplicada ao produto laminado a quente, sendo posteriormente recozidos (tratamento térmico). Os produtos assim obtidos apresentam dimensões que podem variar de 0,20 a 3,00 mm de espessura e larguras compreendidas entre 700 e 1.830 mm, fornecidos como bobina ou chapa.

O tratamento térmico, responsável por conferir as principais propriedades mecânicas ao produto, pode ser feito por recozimento em caixa e por recozimento contínuo. A associação entre composição química específica e histórico termomecânico adequado permite a produção de diferentes qualidades de aço, desde comerciais até os de alta resistência.

Alguns ensaios são aplicados aos produtos para aferir as diferentes propriedades especificadas na norma, sendo o mais comum o ensaio de tração que avalia a resistência mecânica e a ductilidade. O produto laminado a frio é fornecido sem revestimento, sendo aplicado à superfície das chapas, óleos protetivos temporários, que asseguram resistência à corrosão atmosférica até a aplicação do produto pelo cliente.

Toda chapa fina é resultad...

Artigo atualizado em 04/10/2022 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica