Publicado em 24 nov 2020

O comissionamento de sistemas elétricos e de instrumentação

Redação

O comissionamento é o processo formal de verificação e documentação de que os instrumentos de campo e os sistemas de controle instalados cumprem e funcionam de acordo com a intenção do projeto. Ele deve ser identificado como uma atividade específica que requer seu próprio planejamento, programação, gestão e monitoramento durante o processo. Uma equipe de comissionamento deve ser montada incluindo representantes de todas as partes envolvidas. Devem ser incluídos o gestor dos projetos, os operadores da instalação, o engenheiro de design, o empreiteiro geral, o subcontratado mecânico e elétrico, os principais fornecedores de equipamentos, os engenheiros de confiabilidade e de manutenção, os operadores de campo e sala de controle, técnicos, supervisores, etc. As funções e responsabilidades das várias partes no processo de comissionamento podem variar de acordo com o tipo de projeto. Em alguns casos, um engenheiro independente pode ser contratado para coordenar e supervisionar o processo de comissionamento. Se um engenheiro independente não for usado, o engenheiro de projeto deve ser contratado para supervisionar o processo de comissionamento. Deve-se entender as fases e marcos específicos para o comissionamento de sistemas elétricos, de instrumentação e de controle de processos industriais. Por exemplo, esta norma descreve as atividades posteriores à etapa de completação da montagem do empreendimento e à etapa de aceitação da instalação pelo proprietário. Tais atividades necessitam ser adaptadas para cada tipo de instalação, processo ou aplicação específica.

Da Redação – 

O engenheiro de comissionamento deve se tornar extremamente familiarizado com o sistema de controle, geralmente na medida em que participe de um curso de treinamento de forma que a configuração básica do sistema de controle possa ser prontamente conduzida pelo indivíduo. É aconselhável ele também seja capaz de ajustar e solucionar problemas de malhas de controle. No caso de, durante o ajuste fino de loops de controle, um parâmetro de controle, configuração de disparo de intertravamento ou ponto de ativação de alarme exigir reconfiguração, a configuração final deve ser definida por meio do uso padrão do local ou procedimento de controle de alteração do projeto.

O indivíduo responsável pelo comissionamento deve estar muito familiarizado e, de fato, deve ter contribuído para o conteúdo do sistema de controle da especificação de requisitos do usuário. Uma estreita coordenação com o resto da equipe de engenheiros de comissionamento deve ser realizada de modo que todo o grupo tenha informações sobre o projeto, configuração de tendências e da atividades especiais, como, por exemplo, a inicialização específica e a ...

Artigo atualizado em 24/11/2020 05:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica