Publicado em 11 out 2022

A conformidade das plataformas elevatórias de carga em veículos de transporte

Redação

Uma plataforma elevatória de carga é um mecanismo de içamento aplicado na parte traseira ou na lateral do veículo ou do compartimento de carga, servindo para baixar a carga ao solo ou elevá-la ao nível do piso do veículo. O mecanismo consiste, basicamente, em uma mesa, um sistema de transmissão, elementos de suporte e uma ou mais posições de controle. A plataforma elevatória leve é aquela cuja carga nominal não excede a 500 kg e a ponte de ligação para carregamento é a aplicação de uma plataforma elevatória cuja mesa é utilizada como união entre o veículo associado e qualquer posição elevada que pode ser, por exemplo, uma doca de carregamento ou outro veículo, com o propósito de transferir cargas do veículo ou para ele. Importante que somente uma pessoa competente e treinada utilize o equipamento e que os componentes sem requisitos específicos sejam projetados e desenhados segundo práticas usuais de cálculos e engenharia, além de todos os métodos de prevenção de possíveis falhas. Que os equipamentos possuam uma construção mecânica e elétrica apropriada; sejam construídos com materiais de resistência e qualidade adequados; livres de defeitos; não sejam utilizados materiais perigosos, como o amianto; que os componentes sejam mantidos em boas condições de manutenção e trabalho, para assim permitir que as dimensões requeridas sejam cumpridas, apesar do desgaste. Em função do projeto dos elementos estruturais, deve-se garantir um funcionamento seguro do equipamento com cargas que vão de 0% a 100% da capacidade nominal e também durante as condições de ensaios e, com exceção dos componentes listados adiante, um componente mecânico construído segundo as regras de boas práticas não seja deteriorado até o ponto de gerar um perigo sem a possibilidade de detecção. Os equipamentos devem ser operados corretamente em um intervalo de temperatura de - 5 °C a 40 °C e devem ser negociadas entre o fabricante da plataforma elevatória e o instalador as características do veículo automotor, e entre o instalador e o usuário, as condições específicas de utilização da plataforma e o locais de utilização, além de certas características do veículo, em linguagem apropriada. A região de trabalho deve estar adequadamente iluminada, se não for fornecida nenhuma iluminação com a plataforma elevatória) e, se o local de utilização permitir uma altura de queda vertical com mais de 3 m, devem ser utilizados meios externos ao equipamento para limitar esta queda a 3 m. O para-choque do veículo onde estiver instalada a plataforma elevatória e a iluminação da parte traseira do veículo devem atender à legislação vigente. Existem requisitos normativos obrigatórios de segurança, funcionamento, operação e instalação para a plataforma elevatória de carga para a instalação em veículos automotores de transporte de mercadorias.

A plataforma elevatória de carga é um item fundamental para a logística em todo o país, são geralmente utilizadas para elevar pessoas para manutenção em altura, mas é um equipamento muito útil para elevação de carga. A redução de espaço nos centros urbanos forçam as empresas a buscarem soluções para se tornar possível ampliar suas atividades, encontramos estes equipamentos em indústrias e prédios não adequados com diferentes alturas de piso, o elevador de carga pantográfico é fundamental para solucionar este problema, possibilita a movimentação de material dentro de sua planta fabril sendo os níveis de altura diferentes, já que a plataforma elevatória de carga permite subir ou descer a carga de um nível a outro.

Caso a mesa da plataforma elevatória, em posição de utilização, ultrapasse os extremos do veículo, devem ser fixados dispositivos de advertência de modo que possam ser vistos de dia e de noite, de qualquer lado acessível, com luzes, bandeirola refletiva, adesivos refletivos, etc.). O sistema de acionamento deve ser projetado de tal modo que sejam possíveis unicamente os movimentos intencionados acionados mediante o comando. Enquanto o coman...

Artigo atualizado em 11/10/2022 05:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica