Cinco dicas para prevenir acidentes com elevadores em hospitais
Redação
Para evitar incidentes, é essencial que os administradores de hospitais adotem medidas proativas para garantir a segurança de pacientes, profissionais e visitantes. Porém, também cabe ao usuário do dia a dia estar atento e seguir boas práticas para evitar acidentes.
Sérgio Cardoso –
Acidentes envolvendo elevadores ganharam evidência em 2024 devido a diversos casos noticiados — alguns com resultados fatais — que destacaram a necessidade de mais atenção aos serviços de manutenção, ao estado dos aparelhos e da necessidade de peças de qualidade nos equipamentos para oferecer maior segurança aos usuários.
Uma das situações mais graves ocorreu no Rio de Janeiro, no hospital municipal Salgado Filho, no dia 30 de junho de 2024, quando um paciente perdeu a vida após ficar preso no elevador do prédio, enquanto estava sendo transferido de andar. A vítima tinha uma doença crônica e havia acabado de passar por uma reanimação cardiorrespiratória.
Ainda neste ano, um hospital em Brasília teve diversas denúncias recentes de servidores públicos e pacientes de que os elevadores estão frequentemente quebrados e em manutenção. Há seis equipamentos do tipo, mas que desde junho estariam apresentando problemas nas operações.
Em julho deste ano, um profissional perdeu a vida enquanto fazia a manutenção de um elevador no Hospital da Restauração na área central do Recife. No mesmo mês, cinco pes...