Publicado em 24 Nov 2020

Os dilemas e as tensões de acesso ao crédito por pequenas empresas

Redação

Durante a pandemia que acometeu o mundo e especialmente o Brasil a partir de março deste ano, as pequenas empresas se viram em uma encruzilhada a frente de medidas governamentais obrigatórias que as impossibilitavam de fazer negócios da maneira que estavam habituadas. O empreendedor a frente destes negócios precisou buscar novas maneiras de trabalhar, mesmo assim, nem sempre a agilidade e criatividade foram compatíveis com a velocidade do vencimento das contas a pagar. Para apoiar financeiramente esse segmento vital para a economia e para o bem-estar da sociedade, o governo federal, por meio do Ministério da Economia, disponibilizou uma linha de crédito criada para possibilitar o desenvolvimento e o fortalecimento desses empreendedores frente ao cenário econômico causado pela pandemia com juros subsidiados e pagamentos extensos com a primeira parcela a ser paga quase três meses após a concessão do crédito.

Sílvia Ferraz Nogueira de Tommaso, Renato Reis de Macedo, Sandro Barbosa Domenici e Rodolfo Leandro de Faria Olivo

Se ao final de 2019 havia o otimismo de crescimento nas principais economias do mundo, os primeiros meses de 2020 mudaram drasticamente o cenário. Em alguns casos, as projeções antes positivas se tornaram previsões de crescimento próximas a zero. E a mudança de panorama tem um culpado a ser apontado: o vírus (RH,2020). E para as pequenas empresas, o cenário parece ser ainda pior.

 

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-2018), do Global Entrepreneurship Monitor (GEM-2018) e do Sebrae (2017), os pequenos negócios respondem pela esmagadora maioria dos empreendimentos do setor privado no mundo representando uma parcela muito expressiva da atividade econômica mundial nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Sebrae (2020), os pequenos negócios representam 99% de todas as empresas brasileiras e respondem por quase 30% do PIB e 55% do estoque de empregos formais e desta forma, desempenham um papel vital para promover o crescimento econômico inclusiv...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica