O óleo vegetal isolante para equipamentos elétricos
Redação
Devido à sua disponibilidade e baixo custo, os óleos minerais têm sido amplamente utilizados há muito tempo em transformadores de potência para permitir seu isolamento e resfriamento. Contudo, sua baixa segurança contra fogo e seu baixo potencial de biodegradabilidade tornaram necessário procurar outros líquidos isolantes como uma alternativa a este óleo mineral usado em equipamentos elétricos de alta tensão. Dessa forma, vem se buscando alternativas físico-químicas para o óleo mineral, como o azeite de oliva, óleo de girassol e diferentes misturas de óleo de origem vegetal. Para determinar principalmente a tensão de ruptura e a intensidade do campo elétrico da eletroconexão, os óleos isolantes vegetais devem ser misturados em quantidades precisas.
Mauricio Ferraz de Paiva –
Por décadas e precisamente com o início da evolução da energia, os líquidos isolantes têm sido utilizados para o isolamento e resfriamento de dispositivos elétricos, como transformadores, cabos, interruptores e capacitores. O óleo mineral naftênico é há muito tempo o líquido isolante mais preferido para o isolamento de transformadores porque possui um bom ponto de vazamento a baixas temperaturas, boa capacidade de resfriamento térmico, baixo custo, alta eficiência e disponibilidade no mercado de transformadores.
Faça a sua inscrição para assistir ao seminário via internet, acesse o link: https://www.eventbrite.com.br/e/seminario-abq-qualidade-no-seculo-xxi-natal-tickets-67474218203
Apesar das vantagens anteriormente citadas, as desvantagens do óleo mineral naftênico, como seu alto risco de incêndio e baixo potencial de biodegradabilidade, além de sua escassez no futuro, porque os recursos do petróleo vão se esgotar, tornaram necessário buscar outro líquido isolante ecológico que tem uma alta solubilidade em água e uma excelente biodegradabilidade.