Sem governança, nenhum negócio funciona bem
Redação
Manter o caixa forte depende essencialmente de um problema de governança. A governança está acima de tudo. Sem governança nada funciona bem.
Vicente Falconi
Imagine uma empresa muito rentável, com 25% de lucro líquido. Mas, por falta de administração e retirada de lucros, está muito endividada. Ou seja, o negócio pode dar muito lucro, mas está no buraco, pois os sócios têm visões muito diferentes. Será que a criação de um conselho de administração com reuniões mensais resolveria o problema?
No curto prazo, talvez sim. No longo prazo, certamente não. É uma pena que não possam entrar em acordo, já que um negócio com margem líquida de 25% é raríssimo (eu gostaria de ter um negócio assim).
Para ser sólido para o futuro, um negócio deve ter um caixa forte. E, para isso, não tem outro jeito a não ser manter a empresa sem dívidas, sobretudo em épocas de juros muito altos como a atual, além de garantir uma taxa de crescimento contínua, mesmo que moderada, quando não for possível acelerar.
No caso, manter o caixa forte depende essencialmente de um problema de governança. A governança está acima de tudo. Sem governança n...