Publicado em 03 mar 2020

A inspeção do cabo de aço em equipamentos de movimentação de carga

Redação

Os cabos de aço desempenham um papel importante para garantir uma condução segura dos processos de trabalho em portos, plataformas off-shore ou várias outras aplicações onde os equipamentos de movimentação de carga são necessários. Dessa forma, esses cabos de aço devem ter alta resistência à corrosão; ductilidade para ótimas propriedades de fadiga; maior resistência à ruptura; boa resistência ao impacto devido à sua estrutura radialmente elástica para absorver facilmente a força dinâmica; deve possuir flexibilidade para garantir as condições de enrolamento das várias camadas e em todos os processos de elevação; e uma boa relação custo/benefício, aproveitando a sua estrutura forte e durável para reduzir o tempo de inatividade e os custos de manutenção. Deve-se conhecer as diretrizes para os cuidados, instalação, manutenção e inspeção do cabo de aço em serviço em um equipamento de movimentação de carga, bem como os critérios de descarte a serem aplicados para promover o uso seguro do equipamento de movimentação de carga.

cabo2

Da Redação – 

Em um equipamento de movimentação de carga, o cabo é considerado um componente que se desgasta e que requer substituição quando for constatado na inspeção que sua resistência foi reduzida a tal ponto que o uso do cabo nessas condições seria desaconselhável. A vida útil do cabo varia com relação às suas condições, uso e características particulares do equipamento de movimentação de carga.

 



Onde a longa vida útil do cabo é essencial, são adotados um alto coeficiente de utilização e uma alta razão de dobramento (D/d). Onde a leveza e a compacidade de projeto são essenciais, esses valores podem ser reduzidos, contanto que um número menor de ciclos operacionais seja aceitável.

Em todos os casos a movimentação segura de cargas por equipamentos operados corretamente depende de uma inspeção periódica do cabo, de forma que o cabo possa ser retirado de serviço antes que surjam problemas. Alguns equipamentos de movimentação de carga são usados em condições onde os cabos estão ...

Artigo atualizado em 23/03/2020 01:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica