Publicado em 03 set 2024

Como aumentar a vida útil de cabos de aço?

Redação

Algumas ações podem ser tomadas para garantir o máximo aproveitamento dos cabos de aço sem comprometer a segurança. O cuidado com o manuseio e a aplicação correta, dentro das especificações, são duas coisas fundamentais. É preciso ter certeza de que o cabo esteja suportando a carga certa para a qual foi projetado, enquanto no uso e armazenamento, pode ser necessário ter atenção com a exposição ao calor e à umidade.

Sérgio Castanheira – 

Em suas diversas aplicações, os cabos de aço cumprem o papel de proporcionar segurança às diversas operações nas quais são utilizados. Projetados para suportarem cargas elevadas, sua durabilidade e manutenção correta representam uma forma efetiva de reduzir o risco de acidentes.

Mas seria possível aumentar a sua vida útil? É preciso esclarecer que quando falamos de aumentar a vida útil, não significa estender sua utilização para além das margens de segurança dentro das quais foi projetado, é, na verdade, uma forma de garantir sua máxima eficiência ao não encurtar seu tempo de utilidade.

Isso porque, seja qual for a aplicação, não existe um tempo exato de duração, que pode variar em muitos anos. Podemos citar alguns exemplos.

Os cabos de aço para elevadores duram em média 15 anos, mas diversos fatores podem reduzir esse tempo para sete ou mesmo cinco anos. Em máquinas industriais, a média é de dez anos. Já no caso daqueles utilizados na rede de transmissão elétrica, a duração varia de 20 a 25 anos.

Os fatores que determinam a vida útil de um cabo dependem, portanto, da qualidade de ...

Artigo atualizado em 28/08/2024 02:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica