Publicado em 07 jul 2020

Como fazer a aplicação de um sistema de gestão de ativos

Redação

Um ativo é algo que tem valor potencial ou real para uma organização. A gestão de ativos permite que uma organização gere valor a partir dos ativos, para o atingimento de seus objetivos organizacionais. Um sistema de gestão de ativos é usado pela organização para direcionar, coordenar e controlar as atividades de gestão de ativos. Ele pode ser estabelecido por qualquer organização, que pode ser um empresário independente, companhia, corporação, firma, empresa, autoridade, parceira, órgão ou instituição de caridade, ou parte ou combinação destes, constituída ou não, pública ou privada. A organização, por exemplo, pode ser proprietária de ativos, custodiante, operadora, prestadora de serviços, subsidiária, aliança ou joint venture. Dessa forma, os objetivos organizacionais geralmente são desenvolvidos como parte das atividades de planejamento no nível estratégico da organização e são fornecidos em informações documentadas dentro de um plano organizacional. Os objetivos organizacionais formam uma parte fundamental do contexto do sistema de gestão de ativos e são o ponto de partida para o estabelecimento dos objetivos de gestão de ativos.

Da Redação – 

A gestão de ativos é um conjunto de práticas utilizadas pelas empresas no controle dos bens que possui. A prática faz total diferença na hora de oferecer um produto ou serviço competitivo no mercado. Ativo pode ser definido como todos os bens sobre os quais uma empresa pode ter controle. Sejam eles tangíveis ou intangíveis, ou seja, itens materiais ou apenas aquelas no campo intelectual, podem ser considerados ativos a matéria-prima; as ferramentas; as máquinas industriais; os contratos; os equipamentos de TI; as marcas; e o conhecimento e a experiência.

A gestão de ativos acompanha esses bens desde sua aquisição até seu descarte, em que devem ser levados em conta todos os detalhes e valores importantes sobre ele. Essas informações precisam bater com os dados registrados no sistema da empresa, garantindo o controle de entrada e saída e reposições. A gestão de ativos preza por atividades cujos objetivos são voltados a alcançar o maior valor possível com os bens da empresa. Isso vai ao encontro das expectativas que a organização tem com cada ativo, ou seja, em como eles vão retornar seus investimentos. É nesse cenário que são incluídos balanceamento de custos, oportunidades e riscos. Dessa forma, a gestão de ativos começa antes mesmo de um item ser obtido. O trabalho tem início antes de a empresa adquirir o ativo, quando o gestor pensa se o investimento em determinado bem é válido ou não.

Pode ajudar as empresas a mant...

Artigo atualizado em 07/07/2020 03:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica