Publicado em 14 jul 2020

A marcação dos bornes de equipamentos elétricos

Redação

O equipamento elétrico é utilizado para a geração, conversão, transmissão, distribuição ou utilização da energia elétrica, como máquinas elétricas, transformadores, dispositivos de comando e manobra, instrumentos de medição, dispositivos de proteção, linhas elétricas, equipamentos de utilização. Assim, os bornes ou terminais de passagem funcionam como um ponto de conexão dedicado para os fios elétricos, evitando dessa forma a necessidade de emenda em cabos elétricos. No nível mais básico, um bloco de terminais é uma tira de plástico moldada com placas de metal e parafusos ou molas onde cada ponto de conexão (terminal) possui uma placa de metal e dois parafusos paralelos que conduzem eletricidade e prendem os fios no lugar. As conexões são formadas quando os fios (normalmente equipados com terminais) são presos entre os parafusos e a placa condutora. Você também pode encontrar isso em configurações mais complexas que fornecem recursos como terminais de grampo com mola e montagem em trilho DIN. Por exemplo, um borne de aferição é indicado para circuitos onde se requer a inserção de instrumentos como um amperímetro ou um voltímetro ou também em operações de seccionamento elétrico. Já os bornes de montagem de trilho podem ser usados em diversas aplicações industriais e instalações prediais modernas, oferecendo mais do que apenas conexões elétricas confiáveis. Dessa forma, deve-se identificar e marcar os bornes de equipamentos elétricos, como resistências, fusíveis, relés, contatores, transformadores, máquinas rotativas e, sempre que aplicável, às combinações destes equipamentos (por exemplo, conjuntos), e também é aplicável à identificação das extremidades de certos condutores denominados.

Da Redação – 

Os bornes servem para conectar fios e mesmo plugues de pontas de prova nos aparelhos. Podem ser encontrados em diversas cores o que facilita a sua identificação num painel. Os sistemas de conexão por bornes incluem bornes parafusáveis IEC, com mola IEC, acessórios de bornes IEC, bornes NEMA, acessórios de bornes NEMA, bornes com proteção contra toque acidental com os dedos e bornes de montagem em painel.

No mercado, há muitos bornes incluindo encaixe em dois níveis, termopar, passagem conectado em guia, aterramento, de passagem com economizador de espaço, fusível, sensor, conexão de encaixe, multicircuitos, mini, circuito simples, desconexão de neutro, isolação. Os bornes e conectores para trilho DIN são os elementos de ligação mais comum em qualquer painel ou quadro elétrico. E por isso tem como finalidade fazer a conexão dos equipamentos elétricos dentro do painel além de interligar o painel com fios e cabos externos para distribuição de sinais e energia.

Os bornes de equipamento destinados a serem conectados direta ou indiretamente a certos condutores designados, e as extremidades de certos condutores designados devem ser marcados por letras de referência ou pelos símbolos gráficos, ou por ambas as letras de referência e símbolos gráficos, de acordo com a tabela abaixo. A identificação alfanumérica de um condutor de neutro deve ser “N”. A identificação alfanumérica de um condutor de proteção deve ser “PE...

Artigo atualizado em 14/07/2020 04:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica