Publicado em 30 jul 2024

Medindo os distúrbios eletromagnéticos em circuitos integrados

Redação

Enquanto a emissão eletromagnética é um fenômeno em que a energia eletromagnética emana de uma fonte, a radiação eletromagnética ou as emissões radiadas representam um fenômeno em que a energia em forma de ondas eletromagnéticas emana de uma fonte para o ambiente e a energia é transferida pelo ambiente na forma de ondas eletromagnéticas. Os requisitos normativos fornecem as informações gerais e as definições sobre a medição de distúrbios eletromagnéticos conduzidos e radiados de circuitos integrados. Eles também fornecem uma descrição das condições de medição, equipamentos de ensaio e configuração, bem como os procedimentos de ensaio e conteúdo dos relatórios de ensaio. Uma tabela de comparação de métodos de foi incluída no documento normativo para auxiliar na seleção do (s) método (s) de medição adequado (s). Descrevem as condições gerais a fim de estabelecer um ambiente uniforme de ensaio e obter uma medida quantitativa das perturbações de RF dos circuitos integrados (CI). Os parâmetros críticos que devem influenciar os resultados do ensaio são descritos. Os desvios são explicitamente anotados no relatório de ensaio individual e os resultados das medições podem ser usados para comparação ou outros propósitos. A medição da tensão e corrente da emissão radiated electromagnetic - RF conduzida ou perturbação RF radiada, proveniente de um circuito integrado sob condições controladas, fornece as informações sobre o potencial de perturbações de RF em uma dada aplicação.

Da Redação – 

As condições de ensaio são destinadas a assegurar um ambiente de ensaio consistente. Se os usuários deste procedimento concordarem com outros valores, estes devem ser documentados no relatório de ensaio. A temperatura ambiente durante o ensaio deve ser de 23 °C ± 5 °C para a repetibilidade. As emissões do circuito integrado (CI) podem variar de acordo com a temperatura.

O nível de ruído do ambiente de RF deve ser pelo menos 6 dB abaixo do (s) menor (es) nível (is) de emissão a ser (em) medido(s). Isto deve ser verificado antes das medições do CI serem realizadas. O dispositivo sob ensaio (device under test – DUT) deve ser instalado na configuração de ensaio, conforme ensaiado.

O DUT não pode estar ativo (por exemplo, tensão de alimentação desconectada). Uma verificação deve ser feita para medir o ruído residual. A descrição do ambiente de RF deve ser uma parte do relatório de ensaio.

Todas as outras condições ambientais que podem afetar o resultado devem ser indicadas no relatório de ensaio individual. O comportamento funcional do CI deve ser estável ao longo do tempo, de tal forma que duas medi...

Artigo atualizado em 25/07/2024 02:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica