Publicado em 18 ago 2020

As especificações do relé fotocontrolador intercambiável

Redação

Um relé fotoelétrico ou relé fotocontrolador é um dispositivo elétrico de controle que liga ou desliga um circuito elétrico de iluminação de acordo com o nível de iluminamento do ambiente. Podem ser utilizados em áreas externas de condomínios, letreiros, fachadas, outdoors, mas sua aplicação mais difundida é na iluminação pública (IP), onde permitem o acendimento automático ao entardecer e o desligamento automático ao amanhecer das luminárias instaladas em postes. O sistema de iluminação pública no Brasil mais difundido é o de controle individual por ponto, fazendo do relé fotocontrolador uma peça fundamental, cujo desempenho influencia bastante a eficiência energética do sistema como um todo. Outra característica é que o sistema usa relés fotocontroladores intercambiáveis, ou seja, provido de sistema de contatos, de encaixe a uma tomada, permitindo substituição rápida. Deve-se entender o desempenho e os procedimentos de ensaios aplicáveis ao relé fotocontrolador intercambiável, tomada embutida, tomada externa, capa isolada e capa ligada, para uso ao tempo, e destinados ao comando de iluminação em circuitos de baixa tensão de corrente alternada de 60 Hz (60 Hz e/ou 50 Hz).

Da Redação – 

O relé fotoelétrico está entre os elementos pioneiros dos sistemas de automação residencial e pode parecer uma coisa simples e comum, mas quando foi inventado definitivamente trouxe muito conforto e economia de energia elétrica. Sua principal função é que um determinado circuito seja ligado ou desligado automaticamente através da quantidade de luz. Isso possibilita uma infinidade de configurações para uma instalação. Um dos exemplos mais práticos de uso de relé fotoelétrico é nas ligações das lâmpadas de postes, que acendem automaticamente quando escurece.

Todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum fator ou configuração, no caso do relé fotoelétrico esse fator é a quantidade de luz. O que torna isso possível é um sensor LDR (light dependent resistor). Deve se levar em consideração, que a potência máxima da maioria dos relés fotoelétricos disponíveis no mercado é de 1.000W. De acordo com os cálculos da potência elétrica, a corrente elétrica máxima que um relé destes suporta seria de aproximadamente 7,8 A, para um circuito de 127V.

Caso o relé fotoelétrico seja ligado com o visor do sensor LDR voltado diretamente para a lâmpada que o mesmo estará acionando, ocorrerá um efeito pisca-pisca, o visor sempre deve ficar voltado para a direção onde haja menos luz, no caso de instalação para ligação de circuitos ao entardecer é recomendável que o sensor LDR fique voltado sempre para o sul, para...

Artigo atualizado em 18/08/2020 06:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica