Como a instabilidade política impacta as decisões empresariais
Redação
Em países com maior estabilidade política, as empresas costumam seguir seus planos de médio e longo prazo com maior segurança. E neste sentido o círculo virtuoso entre política e economia acaba causando efeito benéfico na geração de novas posições de trabalho, bem como na manutenção dos empregos. No Brasil, à medida em que o cenário político demonstra fragilidade e incerteza, as decisões para realização de investimentos são adiadas, novos projetos perdem força e consequentemente as contratações são repensadas.
Dani Verdugo –
O mercado de trabalho é extremamente sensível às crises de uma nação, e isto é um fato. Questões econômicas, desastres naturais, crises das mais variadas ordens como por exemplo a sanitária causada pela gripe impactam diretamente questões relacionada a demissões e contratações. E como se já não bastasse isso tudo, alguns países adicionam instabilidade política à equação.
Historicamente, o Brasil enfrentou diversas crises econômicas, entretanto, mesmo quando a economia dá uma trégua, questões relacionadas ao nosso contexto político impactam o mercado de trabalho. A polarização política, a nossa falta de diálogo, a convergência em relação às pautas importantes, o desalinhamento entre os poderes e a questão da corrupção deixam os empresários locais e externos em estado de alerta e, portanto, inseguros para tomar decisões importantes como é o caso da contratação de executivos.
Percebemos que os projetos em andamento perdem força, contratações são congeladas e até mesmo canceladas sempre que um evento político gera uma grande repercussão local ou global. O Novo Caged registrou criação de 131.000 novos po...