Publicado em 14 fev 2023

Os riscos da hidroxiapatita quando usada em implantes cirúrgicos

Redação

Nenhum material conhecido para implante cirúrgico mostra ser completamente livre de reações adversas no corpo humano. Entretanto, as experiências clínicas prolongadas do emprego da hidroxiapatita (HA) mostram que pode ser esperado um nível de resposta biológica aceitável, quando o material for empregado em aplicações apropriadas. A biocompatibilidade e a taxa de ressorção do material de hidroxiapatita para aplicação cirúrgica podem depender da presença de elementos-traço, fases cristalinas estranhas e razão de cristalinidade. O fosfato de cálcio amorfo, fosfato tetracálcico, a-fosfato tricálcico e ß-fofato tricálcico têm demonstrado possuir uma solubilidade maior e podem reabsorver mais rapidamente do que a hidroxiapatita no corpo. O CaO e os metais pesados podem comprometer a biocompatibilidade do material. Os usuários devem entender que há ensaios ensaio para a análise química, avaliação da razão de cristalinidade e composição de fase de materiais à base de hidroxiapatita, como pós, revestimentos e outras formas do material.

A hidroxiapatita (HA) é um fosfato de cálcio natural e é o principal componente inorgânico dos dentes e ossos. Na verdade, uma forma carbonatada de HA compõe uma grande parte dos ossos do nosso corpo, bem como os ossos de mamíferos, peixes e cascas de ovos de pássaros. Também é encontrado em camarões, conchas, certas rochas como calcário e coral marinho.

O HA usado para revestir implantes dentários e ortopédicos pode ser derivado dessas fontes ou sintetizado quimicamente. Ambos os métodos produzem uma substância para uso no crescimento ósseo, reparo ósseo e integração bem-sucedida de implantes médicos. Por mais de um século, a HA tem sido usado para reparar ou reconstruir porções perdidas ou danificadas de osso em enxertos ósseos. É muito estável e não excessivamente solúvel, o que significa que não reage negativamente com nossos corpos e não se decompõe e desaparece facilmente.

Igualmente importante, a HA prontamente interage com os ossos de forma positiva e compatível, o que foi amplamente demonstrado por meio de vários estudos científicos projetados para avaliar suas propriedades bioativas, biocompatíveis e osteocondutoras. A HA tem sido u...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica