Publicado em 08 jun 2021

A Qualidade dos perfis estruturais de aço formados a frio

Redação

Os perfis estruturais consistem naqueles perfis ou vigas de aço que possuem aplicações na indústria e na construção civil, sendo possível encontrar vigas com formatos variados, para atender às necessidades mais específicas. Esses perfis atualmente atendem a crescente demanda das construções em que o tempo é o fator decisivo para a realização e a execução do projeto. A ampla variedade de bitolas, que são feitas em aço laminado de alta resistência, permite o uso dos perfis em vários segmentos. Na construção civil são aplicados nas estruturas e fundações dos edifícios, contribuindo com diversas vantagens para a obra. No segmento industrial podem ser implantados tanto na estrutura quanto nos equipamentos. Um bom perfil estrutural garante maior durabilidade para a obra e são classificados em duas categorias principais: produtos siderúrgicos e produtos metalúrgicos. De modo geral, a metalúrgica trabalha num campo mais amplo, produzindo vários tipos de metais, como é o caso do alumínio, cobre, titânio e ferro. Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro purificado. As siderúrgicas e metalúrgicas seguem o mesmo processo de fabricação em que, de modo geral, a matéria-prima é sempre algum tipo de minério, uma rocha que mistura o metal desejado com oxigênio e outras impurezas. Os principais tipos de perfis: u, w e i. De forma bem simples, o perfil de uma viga ou outra peça de aço é o seu formato, o que afeta a maneira como o peso se distribui pela peça. Algumas formas são mais resistentes à pressão de determinados ângulos, tornando cada perfil mais adequado a um tipo específico de demanda. Dependendo da construção, certamente serão usados vários tipos em conjunto. Existem três perfis estruturais do aço que são mais comuns: cantoneira (também chamado de L), o U simples e o U enrijecido. Deve-se conhecer os requisitos exigíveis dos perfis estruturais de aço formados a frio, com seção transversal aberta.

Da Redação – 

Pode-se afirmar que o perfil U é ideal para aplicações que exijam mais resistência, por exemplo, equipamentos de transporte, vigamentos, chassis de ônibus, implementos agrícolas e caminhões, escoramento, guias e estrutura de sustentação. É geralmente usado em viadutos e pontes, apresentando duas áreas de suporte, de modo que a estrutura demonstra oscilações nesses pontos, o que impede o surgimento de qualquer rachadura e permite, assim, a movimentação da razão do peso aplicado, sem que isso ocasione qualquer desestabilidade na estrutura.

É fabricado para suportar variações climáticas, oxidações e outras condições adversas sem perder sua eficiência e funcionalidade. Também é um material que pode ser soldado sem riscos de sofrer danos e pode sofrer cortes para adaptações nas instalações. O perfil u possui preço variável de acordo com as necessidades locais.

Já o perfil w é acessível e resiste à corrosão causada por fatores climáticos, tais como raios ultravioleta, chuva e sol, sendo que estes componentes de qualidade são destinados a diversas finalidades requeridas pelo segmento, tanto internas quanto e...

Artigo atualizado em 08/06/2021 12:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica